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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Individuals’ food-related education and empowerment is crucial not only to transform
knowledge, competencies, and behaviours towards healthier and more sustainable food
choices, but also to provide for skills that allow consumers to successfully navigate within
food systems. The central aim of this dissertation was to contribute to further advancements in
the field of food literacy by exploring its conceptual understanding, facilitate its assessment,
and developing a theory-supported intervention. To this end, we developed a mixed-methods
and sequentially designed project entitled ‘FOODLIT-PRO: Food Literacy Project’ that
comprises three stages described in five chapters. Presented in chapters 2 and 3, Stage 1
demonstrated a wider outlook on the comprehension of food literacy, providing for a
conceptual and empirical framework with a multidimensional definition of the construct, a
characterisation of its determinants, and the identification of inter-sectorial fields of action.
Described in chapter 4, Stage 2 allowed to translate the multifaceted conceptualisation of food
literacy into a quantitative assessment tool, providing for an adaptable and validated measure
to assess food literacy, its determinants, and influential factors in Portuguese adult samples.
Presented in chapter 5 and 6, Stage 3 enabled the first known mapping of food literacy content
into digitally delivered behaviour change techniques and allowed to verify the theoretical
suitability of the Health Action Process Approach in predicting food literacy outcomes. These
findings suggest that a broader approached should be taken when striving to promote food
literacy, acknowledging the impact of surrounding areas and identified determinants.
Emphasising the synergy between consumers’ food literacy and wider fields of action, the
FOODLIT-PRO underlines the need to consider multidisciplinary approaches towards global
food-related sustainability.
A educação e o empoderamento alimentar dos indivíduos é crucial não só para transformar conhecimentos, competências, e comportamentos com vista a escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis, mas também para permitir que estes consigam lidar com sucesso com os desafios inerentes aos sistemas alimentares. Esta dissertação teve como principal objectivo contribuir para a expansão do campo da literacia alimentar através da investigação do seu entendimento conceptual, da facilitação da sua mensuração, e do desenvolvimento de intervenção com base na evidência. Para tal, foi delineado um projecto sequencial e de métodos mistos designado ‘FOODLIT-PRO: Food Literacy Project’ que compreendeu três fases descritas em cinco capítulos distintos. Apresentada nos capítulos 2 e 3, a Fase 1 evidenciou uma perspectiva mais ampla do conceito de literacia alimentar, resultando num modelo conceptual e empírico com uma definição multidimensional do constructo, a caracterização dos seus determinants, e a identificação de áreas de actuação relacionadas. Descrita no capítulo 4, a Fase 2 permitiu a operacionalização desta conceptualização multidimensional através do desenvolvimento e validação de um instrumento quantitativo adaptável para mensurar literacia alimentar, os seus determinantes, e factores de influência em amostras de adultos Portugueses. Apresentada nos capítulos 5 e 6, a Fase 3 possibilitou o primeiro mapeamento das dimensões de literacia alimentar em estratégias de mudança comportamental aplicadas em formato digital e permitiu verificar a adequação teórica dos mecanismos do modelo Health Action Process Approach como preditores de literacia alimentar. Estes resultados sugerem a consideração de uma abordagem mais ampla na promoção de literacia alimentar, reconhecendo o impacto dos seus determinantes e das áreas de acção identificadas. Destacando a intersecção entre a literacia alimentar dos consumidores e estas vastas áreas de acção, o projecto FOODLIT-PRO sublinha a necessidade de considerar abordagens multidisciplinares na priorização da sustentabilidade alimentar.
A educação e o empoderamento alimentar dos indivíduos é crucial não só para transformar conhecimentos, competências, e comportamentos com vista a escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis, mas também para permitir que estes consigam lidar com sucesso com os desafios inerentes aos sistemas alimentares. Esta dissertação teve como principal objectivo contribuir para a expansão do campo da literacia alimentar através da investigação do seu entendimento conceptual, da facilitação da sua mensuração, e do desenvolvimento de intervenção com base na evidência. Para tal, foi delineado um projecto sequencial e de métodos mistos designado ‘FOODLIT-PRO: Food Literacy Project’ que compreendeu três fases descritas em cinco capítulos distintos. Apresentada nos capítulos 2 e 3, a Fase 1 evidenciou uma perspectiva mais ampla do conceito de literacia alimentar, resultando num modelo conceptual e empírico com uma definição multidimensional do constructo, a caracterização dos seus determinants, e a identificação de áreas de actuação relacionadas. Descrita no capítulo 4, a Fase 2 permitiu a operacionalização desta conceptualização multidimensional através do desenvolvimento e validação de um instrumento quantitativo adaptável para mensurar literacia alimentar, os seus determinantes, e factores de influência em amostras de adultos Portugueses. Apresentada nos capítulos 5 e 6, a Fase 3 possibilitou o primeiro mapeamento das dimensões de literacia alimentar em estratégias de mudança comportamental aplicadas em formato digital e permitiu verificar a adequação teórica dos mecanismos do modelo Health Action Process Approach como preditores de literacia alimentar. Estes resultados sugerem a consideração de uma abordagem mais ampla na promoção de literacia alimentar, reconhecendo o impacto dos seus determinantes e das áreas de acção identificadas. Destacando a intersecção entre a literacia alimentar dos consumidores e estas vastas áreas de acção, o projecto FOODLIT-PRO sublinha a necessidade de considerar abordagens multidisciplinares na priorização da sustentabilidade alimentar.
Description
Dissertation submitted in partial fulfilment for degree of Doctor in
Philosophy, specialty in Health Psychology, to Ispa - Instituto
Universitário, in 2022,
Keywords
Literacia alimentar Conceptualização Instrumento Intervenção Mudança comportamental Food literacy Conceptualisation Instrumento Intervenção Mudança comportamental