Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Da história de uma profissão em mutação: As professoras primárias na viragem do século

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
1996_4_479.pdf42.5 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo, trata-se da apresentar um trabalho de investigação sobre a construção do ensinar na escola primária como trabalho de mulheres, no período 1870- -1933. Não só se procura perceber as subjectividades e experiências das professoras na construção da actividade de ensinar, como se dá conta das políticas educativas e dos «mecanismos discursivos» que, de forma estrutural, começam a projectar a ocupação como apropriada a ser exercida por mulheres.
construction of primary teaching as women’s work, during the period 1870-1933. The intention is to understand the subjectivities and experiences of women teachers for the construction of primary teaching, as well as to review education policies and «discursive mechanisms» which have contributed to construct the occupation structurally as women’s work.

Description

Keywords

Trabalho de mulheres Subjectividades Políticas educativas Mecanismos discursivos Women´s work, subjectivities, education policies, discursive mechanisms. Subjectivities Education policies Discursive mechanisms

Citation

Análise Psicológica, 14(4), 479-486

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada