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Associações entre estratégias de regulação emocional, práticas parentais alimentares, tempo de ecrãs e consumo alimentar infantil

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Abstract(s)

O estudo tem como temáticas de domínio central as estratégias de regulação emocional parentais, o consumo alimentar infantil e as rotinas familiares obesogénicas. Assim, constituiu-se como principal objetivo perceber se reações parentais às emoções negativas de crianças entre os 3 e os 6 anos estão associadas ao consumo alimentar e às rotinas familiares, particularmente no que se refere às práticas parentais alimentares e ao tempo de visualização de ecrãs. Fizeram parte do estudo 83 cuidadores e foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Estratégias de Coping para Emoções Negativas das Crianças (Fabes, Eisenberg & Bernzweig, 1990), Questionário Completo de Práticas Parentais (Musher-Eizenman & Holub, 2007), o Questionário Tempo Visualização Ecrãs, e o Questionário Consumo Alimentar (Andreassen & Fletcher, 2007). Os resultados mostram que as estratégias de regulação emocional positivas (e.g. encorajamento expressivo, reações centradas na emoção e reações centradas no problema) se associam a práticas alimentares saudáveis (e.g. ambiente e modelagem), e que as estratégias negativas (e.g. reações de angústia, de punição e de minimização) se associam a práticas alimentares não-saudáveis (e.g. pressão, comida como recompensa e regulação emocional). As práticas não-saudáveis estão associadas a um consumo alimentar não-saudável e a um maior tempo de visualização de televisão, enquanto este último se associa a um maior consumo de alimentos não saudáveis. Os resultados sugerem que a qualidade das reações dos cuidadores à expressão das emoções negativas das crianças está associada à qualidade das práticas alimentares a que recorrem, e que o consumo de alimentos não-saudáveis se associa ao tempo de ecrãs.
This study focuses on parental emotion regulation strategies, child food consumption and obesogenic family routines. Thus, the main purpose of this study was to understand whether the emotional regulation strategies used by parents of children between 3 and 6 years old are associated with a child’s food consumption and their family’s routines, particularly as it regards to parental feeding practices and screen viewing time. 83 caregivers took part in this study, where the following instruments were used: Coping with children’s negative emotions (Fabes, Eisenberg & Bernzweig, 1990), Comprehensive Feeding Practices Questionnaire (Musher-Eizenman & Holub, 2007), Screen Viewing Time Questionnaire, and Food Consumption Questionnaire (Andreassen & Fletcher, 2007). The results show that positive emotion regulation strategies (e.g. expressive encouragement, emotion-focused reactions and problem-focused reactions) are associated with healthy feeding practices (e.g. environment and modeling), and contrastingly, that negative strategies (e.g. distress reactions, punitive reactions and minimization reactions) are associated with unhealthy feeding practices (e.g. emotion regulation, food as reward and pressure). Unhealthy practices are linked to unhealthy food consumption and to higher television screen time, which in turn is associated with higher consumption of unhealthy food. These results suggests that the quality of the parental reactions to children’s negative emotions is associated with the quality of the feeding practices that parents adopt, and that unhealthy food consumption is associated with screen time.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica

Keywords

Consumo alimentar infantil Estratégias de regulação emocional Práticas parentais alimentares Ecrãs Child’s food consumption Emotional regulation strategies Parental feeding practices Screen time

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