Repository logo
 
Publication

Gestão do conhecimento : Dos dados à informação e ao conhecimento

dc.contributor.authorCardoso, Leonor
dc.contributor.authorGomes, Adelino Duarte
dc.contributor.authorRebelo, Teresa
dc.date.accessioned2016-06-27T18:13:23Z
dc.date.available2016-06-27T18:13:23Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractO presente artigo insere-se num projecto de investigação mais vasto e actualmente em curso que visa analisar as relações, teoricamente estabelecidas, entre a gestão do conhecimento e a competitividade organizacional, bem como compreender o papel que a tecnologia desempenha nos processos que suportam a gestão do conhecimento organizacional. Neste contexto, desde cedo sentimos a necessidade de clarificar os conceitos-chave passíveis de conduzir à definição do conceito de gestão do conhecimento, nomeadamente no que concerne à distinção entre o conceito de conhecimento e outros que, habitualmente, lhe surgem associados, designadamente, o de dados e o de informação. Para concretizar este objectivo, efectuámos uma análise de conteúdo ao conjunto das definições presentes na literatura revista, que, para além de possibilitar a clarificação do pensamento dos autores que aludem à temática da gestão do conhecimento, possibilitou uma distinção mais clara dos três conceitos em análise. Este artigo visa introduzir alguma clarificação conceptual neste domínio, realçando diferenças e articulações entre orientações teóricas, ou seja, visa traçar um quadro em que a literatura que gira em torno da gestão do conhecimento adquira uma nova inteligibilidade, facilitando, assim, a discussão desta problemática e permitindo, igualmente, uma melhor compreensão das diversas contribuições.pt_PT
dc.description.abstractThe present article is part of a wider and ongoing research project, which is mainly focused on the theoretical relations established between knowledge management and organizational competitiveness, as well as on trying to understand the role played by technology as the support mechanism of knowledge management processes. In this context, we felt the crucial need of clarifying the key concepts that allow the definition of the concept of knowledge management, especially those that account for the distinction between knowledge and related concepts, in particular, the concepts of data and information. In order to this goal, we did a content analysis to a set of definitions found in the reviewed literature, which allowed not only the elucidation of the authors view concerning knowledge management theories, but also a clearer distinction between the previously mentioned concepts. Therefore, this article aims to establish a conceptual clarification in this area, emphasizing the differences and resemblances between the various theoretical orientations and providing a framework where the knowledge management literature becomes more understandable. This framework facilitates the discussion around the concept of knowledge management and allows a new understanding of the various contributions to this area.pt_PT
dc.identifier.citationComportamento Organizacional e Gestão, 9, 55-84pt_PT
dc.identifier.issn0872-9662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4740
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.titleGestão do conhecimento : Dos dados à informação e ao conhecimentopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage84pt_PT
oaire.citation.startPage55pt_PT
oaire.citation.titleComportamento Organizacional e Gestãopt_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COG-9(1), 55-84.pdf
Size:
527.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: