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Envelhecimento e música: O papel do treino musical na memória episódica e reserva cognitiva dos adultos mais velhos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nunes, Maria Vânia | |
dc.contributor.author | Lacmane, Minal Guitech | |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T19:44:37Z | |
dc.date.available | 2024-02-07T19:44:37Z | |
dc.date.issued | 2023-12-13 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica | pt_PT |
dc.description.abstract | Enquadramento: A memória episódica é uma das funções cognitivas mais suscetíveis a um declínio precoce, no entanto alguns indivíduos preservam a função até uma idade mais tardia. A reserva cognitiva surgiu como um conceito para explicar as diferenças individuais que ajudam o indivíduo a manter o funcionamento cognitivo face a alterações cerebrais. Outro fator é o treino musical, que devido aos seus benefícios cognitivos pode servir como uma forma de preservar e melhorar a memória episódica nos adultos mais velhos. Objetivo: Este estudo visa investigar como os fatores do treino musical contribuem para um melhor desempenho da memória episódica numa idade tardia e avaliar a reserva cognitiva como um mecanismo protetor no envelhecimento cognitivo. Método: Sessenta adultos (com idades entre 45 e 77 anos) participaram neste estudo, divididos em dois grupos: músicos e não-músicos. Foram administradas provas da Escala de Memória de Weschler (Memória Lógica e Reprodução Visual) e o Cognitive Reserve Index questionnaire. Resultados: Os músicos superaram os não-músicos nas tarefas de memória visual, incluindo Reprodução Visual I e Reprodução Visual II (Evocação, Cópia e Discriminação). Fatores do treino musical como tocar múltiplos instrumentos, uma maior duração de aulas de música e um maior número de horas dedicadas à prática do instrumento demonstraram uma relação positiva com as tarefas de Reprodução Visual. O CRIq demonstrou uma boa validade concorrente, apoiando assim a sua pertinência na avaliação da reserva cognitiva. Os músicos demonstraram uma maior reserva relacionada com a experiência de trabalho do que os não-músicos. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Background: Episodic memory is one of the cognitive functions most susceptible to early decline, however some individuals preserve this function until a later age. Cognitive reserve has emerged as a concept to explain the individual differences that help an individual maintain cognitive function in the face of brain changes. Another factor is musical training, which, due to its cognitive benefits, can serve to preserve and enhance episodic memory in older adults. Objective: This study aims to investigate how factors related to musical training contribute to an improved episodic memory at an older age and to evaluate cognitive reserve as a protective mechanism in cognitive aging. Method: Sixty adults (age between 45 and 77) participated in this study, divided into two groups: musicians and non-musicians. They completed tests from the Wechsler Memory Scale (Logical Memory and Visual Reproduction) and the Cognitive Reserve Index questionnaire. Results: Musicians outperformed non-musicians in visual memory tasks, including Visual Reproduction I and Visual Reproduction II (Recall, Copy, and Discrimination). Factors related to musical training, such as playing multiple instruments, longer music lesson duration, and more hours dedicated to instrument practice, showed a positive relationship with Visual Reproduction tasks. The Cognitive Reserve Index questionnaire demonstrated good concurrent validity, thus supporting its relevance in assessing cognitive reserve. Musicians exhibited a greater reserve related to work experience than non-musicians. . | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203443772 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/9566 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Envelhecimento cognitivo | pt_PT |
dc.subject | Treino musical | pt_PT |
dc.subject | Reserva cognitiva | pt_PT |
dc.subject | Memória episódica | pt_PT |
dc.subject | Músicos | pt_PT |
dc.subject | Cognitive aging | pt_PT |
dc.subject | Musical training | pt_PT |
dc.subject | Cognitive reserve | pt_PT |
dc.subject | Episodic memory | pt_PT |
dc.subject | Musicians | pt_PT |
dc.title | Envelhecimento e música: O papel do treino musical na memória episódica e reserva cognitiva dos adultos mais velhos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica | pt_PT |
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