Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/936
Título: Análise do potencial da exploração pedagógica das redes avançadas de comunicações: Situação da cidade de Aveiro
Autor: Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
Data de Defesa: 1995
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: As Redes Avançadas de Comunicações, são uma realidade, em fase de expansão e afirmação em todos os sectores da sociedade. O sector da educação não será uma excepção, as primeiras experiências de utilização pedagógica dos novos serviços de comunicações, já começaram pontualmente a dar os primeiros passos. Abre-se deste modo um novo campo de investigação, no qual se enquadra este trabalho, que consiste na análise do potencial da exploração pedagógica das Redes Avançadas de Comunicações, tendo por objectivo perspectivar o enriquecimento que as referidas redes poderão trazer ao contexto educativo. Tendo por intenção fundamentar esta análise o início deste trabalho constitui abordagem das teorias da comunicação e prática pedagógica, para se ser conduzido à questão da Sociedade em Rede. Procede-se de seguida a um enquadramento tecnológico no qual se apresentam as redes de comunicações, caracterizando o cenário tecnológico actual que promove a existência de Redes Digitais Integradas de Serviços de Banda Larga ( RDIS-BL ). Estas constituem a infraestrutura que suporta o novo paradigma comunicacional baseado na comunicação multimédia interactiva. No interior deste novo paradigma apresentam-se cenários comunicacionais sustentados pelas potencialidades das Redes Avançadas de Comunicações (edição conjunta, acesso a bases de dados multimédia, televisão interactiva, correio electrónico multimédia, quiosques multimédia, videoconferência, etc.) e perspectivam-se algumas das potenciais aplicações desses cenários ao contexto educativo, como meio de enriquecimento e abertura dos horizontes da escola. Estão deste modo criados os fundamentos para a análise de um caso concreto, ou seja, a análise da situação comunicacional da cidade de Aveiro. Esta análise realiza-se pela apresentação das Redes Avançadas de Comunicações existentes nessa cidade, das potencialidades pedagógicas que encerram e, finalmente, pelo estudo de duas utilizações concretas de serviços (correio electrónico e videoconferência) disponibilizados pelas referidas redes. De todo este percurso se conclui que as Redes Avançadas de Comunicações e os serviços que lhe estão associados, encerram em si um elevado potencial de enriquecimento comunicacional e pedagógico do contexto educativo mas que, no entanto, existe necessidade de aprofundar as investigações neste domínio, que por ser recente, ainda necessita de uma atenção muito especial dos tecnólogos, dos educadores e do cidadão em geral. Porque se está longe de saber quais os impactos profundos a nível socio-económico, político e cultural, ou seja, quais as alterações dos modos de vida que as Redes Avançadas de Comunicações vão provocar.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/936
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM SILV-L1.pdf12,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.