Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/921
Título: Fatores contribuitivos do sucesso da integração escolar de alunos com necessidades especiais: Percepção de professores com funções directivas
Autor: Silva, Aglae Castro da
Orientador: Morgado, José
Palavras-chave: Psicologia educacional
Inclusão
Educação especial
Ensino
Atitudes dos professores
Integração social
Educational psychology
Inclusions
Special education
Teaching
Teaching attitudes
Instruments
Social integration
Data de Defesa: 2002
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: A entrada de uma criança com necessidades educativas especiais na escola provoca reações diferentes que variam desde a completa rejeição à aceitação incondicional, tanto da parte dos professores, funcionários administrativos até o corpo discente e pais . Partindo-se desse pressuposto, o objetivo desta pesquisa é verificar como as equipes com funções diretivas percebem essas crianças, quais suas perspectivas quanto às atividade docentes e as modificações metodológicas e arquitetônicas que devem ser realizadas para atender esses alunos e como os pais podem participar desse processo. Para esse estudo exploratório descritivo - analítico usou-se como amostra de investigação, diretores, vice -diretores e supervisores de escolas municipais da cidade de Guaiba no RS. O instrumento usado para a coleta de dados foi um questionário sobre "integração escolar" com duas partes, sendo a primeira com seis itens sobre as características pessoais e profissionais dos professores e a segunda sobre suas opiniões a respeito da integração escolar, sendo essa parte com itens de escolha única. Tratando-se de uma população, uma vez que dos 50 professores, 45 responderam ao questionário, optou-se pelo uso do Teste de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney com o intuito de tornar a interpretação dos dados mais objetiva. Constatou-se que os professores mais jovens dão importância significativamente menor para a participação dos pais e para a receptividade da equipe diretiva e que, professores com mais tempo de serviço docente tendem a dar menor importância a características pessoais do professor.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/921
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