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dc.contributor.advisorRamalho, Glóriapor
dc.contributor.authorSena, Ana Paula Clemente-
dc.date.accessioned2011-09-27T19:55:55Z-
dc.date.available2011-09-27T19:55:55Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/912-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractO objectivo deste estudo consistiu em explicitar as representações que o aluno do curso de educador de infância tem, no início e fim da sua formação académica, da criança e da sua função junto da mesma. Considera-se que a formação académica influenciará essas representações, de modo a diferenciar os dois grupos; enquanto que o conteúdo informacional das respostas será indicador da persistência de certo tipo de dimensões relativas às representações da criança e de função de educador. Utilizando entrevistas semi-directivas numa amostra de 30 estudantes, 15 do 1o ano e 15 do 3o ano, cujos dados foram submetidos a análise de conteúdo e tratamento estatístico (X2) obtiveram-se os resultados seguintes: na representação da criança existe diferenciação nos dois grupos em estudo, constatando-se, no entanto, que nas dimensões relativas aos temas atributos sócio-afectivos, sentimentos face à criança e valores morais estas apresentam uma elevada frequência nos dois grupos. Na representação da função mantém-se a diferenciação nos dois grupos, verificando-se igualmente uma elevada frequência nos dois grupos nos factores sócio-afectivos e relacionais. Conclui-se assim, que durante os anos de formação académica se alteraram alguns aspectos das representações que o aluno em I.F. (Início de Formação) tem quer da criança quer da função. Constatamos igualmente que existe um conjunto de temas referentes a aspectos sócio-afectivos que são predominantes relativamente a todos os outros, não se verificando uma diferença qualitativa nos dois grupos em estudo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectAtitudes dos professorespor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducacional psychologypor
dc.subjectSocial representationpor
dc.subjectTeacher attitudespor
dc.subjectTeacherspor
dc.subjectEducationpor
dc.titleO educador de infância: Representações sociais da função e da criançapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationLisboapor
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