Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/792
Título: Leitura e escrita no 1º ano de escolaridade
Autor: Perrolas, Maria Paula de Carvalho Rodrigues
Data de Defesa: 1996
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: Neste trabalho procurámos investigar as diferenças quantitativas (nível de sucesso) e qualitativas (tipo de erros) entre a leitura e a escrita. Trabalhamos com uma turma de crianças do 1o ano de escolaridade, que leram e escreveram individualmente (em tempos diferentes) dez palavras de cada estrutura: CV, VCV, Ditongos e CC. Verificamos que a estrutura das palavras tem influência nos resultados, tanto quantitativamente, como qualitativamente, quer para a leitura como para a escrita. Observamos que existe uma superioridade no sucesso de leitura comparada com a escrita, mas que a discrepância entre ler e escrever ocorre em ambos os sentidos, já que houve palavras que algumas crianças conseguiram ler e não escrever, apontando para uma independência entre os mecanismos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita. As crianças não cometeram o mesmo tipo de erros na leitura e na escrita da mesma palavra, demonstrando que as ambiguidades da leitura não coincidem com as da escrita. Observamos diferenças no tipo de erros efectuados pelos leitores/escritores mais e menos eficazes.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/792
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM PERR1.pdf5,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.