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PCOG - Artigos em revistas nacionais

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  • The great importance of the distinction between declarative and procedural knowledge
    Publication . Jiamu, Chen
    So far as we know, apparently the declarative knowledge interacts and combines with the procedural knowledge. But seen from a cognitively psychological point of view, it seems important, as this paper claims, to make a distinction between these two aspects of knowledge. The implication of this distinction for teachers or educators lies in that it helps make clear what human beings are endowed with, how differently they function, and how to adapt human beings more adequately to what are offered with, in an attempt to help students optimize or maximize their learning results. According to the points suggested by this paper, being able to distinguish between the two types of knowledge can enhance teacher’s awareness of the teaching methods to be adopted, bring into full play more positive factors of each of the two types of knowledge, and may reveal some more human potential resources to be tapped.
  • The great irnportance of the distinction between declarative and procedural knowledge
    Publication . Jiamu, Chen
    So far as we know, apparently the declarative knowledge interacts and combines with the procedurai knowledge. But seen frorn a cognitively psychological point of view, il seerns important, as this paper clairns, to make a distinction between these two aspects of knowledge. The irnplication of this distinction for teachers or educators Iies in that it helps make clear what hurnan beings are endowed with, how differently they function, and how to adapt hurnan beings more adequatety to what are offered with, in an atternpt to help students optimize or maximize their learning results. According to the points suggested by this paper, being able to distinguish between the two types of knowledge can enhance teachers awareness of the teaching rnethods to be adopted, bring into full play more positive factors of each of the two types of knowledge, and rnay reveal some more human potentiai resources to be tapped.
  • Em torno do pensamento pós-formal
    Publication . Marchand, Helena
    Passados 30 anos sobre as mais importantes teorizações do pensamento pós-formal ainda subsistem diversas questões quanto à natureza desse pensamento. O presente artigo tem por objectivos: (1) descrever sucintamente o que se entende por pensamento pós-formal e (2) analisar algumas questões que se colocam em torno da caracterização deste nível de pensamento.
  • Aproximaciones cognitivas a la investigación sobre el delirio persecutorio
    Publication . Vázquez, Carmelo; Sánchez, Alvaro; Provencio, María
    El delirio persecutorio es un síntoma que se encuentra presente en diferentes condiciones clínicas. En los últimos años, son numerosas las investigaciones que se han centrado en el estudio del delirio persecutorio, desde una aproximación al síntoma, analizando los procesos psicológicos (cognitivos, emocionales, etc) asociados a este tipo de creencia delirante. En el presente trabajo se realiza una revisión de las investigaciones dirigidas a analizar los mecanismos cognitivos subyacentes al delirio persecutorio: Se presentan resultados acerca de la presencia de sesgos en procesos de atención selectiva y memoria, así como en procesos de razonamiento probabilístico e inferencial (i.e. atribuciones causales), y de los tipos de estructuras de conocimiento presentes en sujetos con creencias persecutorias. Se discuten finalmente las implicaciones de estos factores cognitivos en la aparición y mantenimiento de dichas creencias.
  • A abordagem cognitivo-comportamental no tratamento das perturbações do comportamento alimentar
    Publication . Vaz, Ana Rita; Conceição, Eva M.; Machado, Paulo Manuel Pinto Pereira Almeida
    As Perturbações do Comportamento Alimentar (PCA) são doenças raras, mas que implicam grande comorbilidade psíquica e têm, por vezes, complicações médicas sérias. Apesar do tratamento ser complexo e difícil, os estudos tem demonstrado que o tratamento Cognitivo-Comportamental se apresenta como o mais eficaz e o de primeira escolha para estas perturbações. A investigação tem vindo a focar-se no estudo dos processos psicopatológicos que mantém o problema, e nas componentes terapêuticas que permitem melhorar a eficácia do tratamento. Este comentário propõe-se a fazer uma análise das particularidades e evolução do tratamento Cognitivo- Comportamental para as Perturbações Alimentares, enquadrando-o na teoria Cognitivo-Comportamental e na perspectiva transdiagnóstica das PCAs. O comentário reflecte ainda sobre a importância de uma abordagem de tratamento por passos, que permite uma adaptação da intensidade terapêutica às necessidades pessoais do paciente, de forma a maximizar a relação custo-eficácia e a fazer chegar a cada paciente, a quantidade de tratamento adequada.
  • Dissociações entre tarefas de memória: Evidência para uma distinção entre as memórias implícita e explícita
    Publication . Vasconcelos, Marco; Albuquerque, Pedro B.
    As investigações sobre memória humana têm revelado dissociações entre diferentes tarefas de memória, quer em sujeitos normais, quer em pacientes com défices de memória. O presente estudo procurou avaliar a aplicabilidade das abordagens teóricas dominantes nesta área em participantes normais. A abordagem dos múltiplos sistemas de memória prevê dissociações entre um sistema de memória implícita e um sistema de memória explícita. Alternativamente, a abordagem da transferência apropriada de processamento prevê dissociações baseadas no grau de sobreposição das operações cognitivas requeridas na codificação e recuperação da informação, prevendo dissociações entre tarefas conceptuais e perceptivas. Os resultados obtidos revelaram que o desempenho nas tarefas de memória explícita de evocação livre e evocação guiada por pistas grafémicas se dissociou do desempenho nas tarefas de memória implícita de completamento de fragmentos de palavras e de conhecimento geral. A manipulação do nível de processamento de informação durante o estudo potenciou o desempenho nas tarefas explícitas, mas não teve qualquer efeito nas tarefas implícitas, independentemente do carácter conceptual ou perceptivo das mesmas. Estes resultados sugerem que as dissociações entre diferentes tarefas de memória são melhor compreendidas assumindo a existência de diferentes sistemas de memória subjacentes às diferentes tarefas.
  • Desenvolvimento do raciocínio condicional e modelos mentais
    Publication . Quelhas, Ana Cristina; Juhos, Csongor; Senos, Jorge; Rocha, Teresa Almeida
    De acordo com a teoria dos modelos mentais (Johnson-Laird, 1983; Johnson-Laird & Byrne, 1991) a interpretação de uma frase condicional, do tipo Se p, então q, gera os modelos iniciais: p q ... em que os três pontos representam um modelo sem conteúdo explícito. A representação completa da condicional compreende os seguintes modelos explícitos: p q ¬p ¬q ¬p q em que “¬” serve aqui para indicar a negação. A partir deste quadro teórico, e da suposição de que uma inferência é tanto mais difícil quanto maior o número de modelos explícitos que requer, é possível colocar hipóteses sobre diferenças no nível de dificuldade nas inferências com os quatro silogismos condicionais. Na experiência que iremos descrever pretende-se testar essas hipóteses em sujeitos de diferentes níveis etários (8, 11 e 15 anos). A partir dos resultados obtidos serão adiantadas hipóteses sobre o progressivo desenvolvimento da capacidade de representar os três modelos mentais de interpretação das condicionais. Serão ainda realçadas diferenças na resposta dos sujeitos que derivam de diferenças no conteúdo das frases condicionais. Um último objectivo, de carácter exploratório, prende-se com a comparação das respostas em sujeitos de duas nacionalidades (Portuguesa e Húngara). Assim, o grupo de variáveis independentes define um plano factorial misto 2X3X2X4 (Nacionalidade X Idade X Conteúdo X Silogismo), dado que a última variável é intra-sujeitos.
  • Formação de sintomas: Freud e teorias cognitivistas, proximidades e afastamentos
    Publication . Cláudio, Victor
    Analisamos a formação de sintomas, comparando a perspectiva de Freud com as teorias cognitivas. Para isto percorremos questões como, funções neuronais e processamento de informação, os afectos, processo primário e processo afectivo, recordações e evocação da informação, recalcamento e inibição do acesso à informação, mecanismos de transformação dos afectos e atribuição de afectos. Concluímos que uma abordagem conjunta, psicanalítica e cognitiva, permite um melhor entendimento sobre a formação de sintomas.
  • O processo de esquecimento dirigido e as alterações do estado de humor.
    Publication . Cláudio, Victor
    Neste trabalho estudámos o processo de esquecimento dirigido, em dois grupos de estudantes universitários, não deprimidos e deprimidos, atendendo aos valores obtidos no BDI. Obsrevamos uma perda do «bias» positivo no segundo estudo, no grupo de deprimidos, que se prende com o facto de neste estudo os adjectivos serem processados em relação ao self. Enquanto que no primeiro estudo isto não acontecia. Observámos nos dois estudos, que os sujeitos deprimidos apresentam uma desinibição do acesso a informação negativa. Interpretamos estes resultados com base nos modelos mentais negativos que os deprimidos geram.
  • Cognitive status as a risk factor for maladjustment in children with a physical disability
    Publication . Wallander, Jan L.; Becker, Lise M.
    Investigated the association between cognitive status and adjustment in children who have a physical disability, in three independent studies. In Study 1, 119 mothers reported on the cognitive status and behavioral adjustment of their children, ages 2-18, who had varying physical or sensory impairments. In Study 2, the intellectual level of 50 children, ages 6-1 1, with either spina bifida or cerebral palsy, was estimated from cognitive test information while mothers reported on the children’s behavioral adjustment. In Study 3,66 adolescents, ages 11-18, with a physical disability completed an IQ test and reported on their behavioral adjustment, as did their mothers. Severity of physical disability was also assessed in each study. No relationships could be found between any index of cognitive status and any adjustment measure when controlling for severity of physical disability. The overwhelming majority of zero-order relationships were also not significant. These findings were discussed in relation to Wallander and Varni’s Disability- Stress-Coping model of adjustment in children with chronic physical conditions.