Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/764
Título: Estudo comparativo entre estudantes do 12º ano e do 1º ano do ensino superior relativamente aos níveis de depressão, stress, ansiedade e de satisfação com o suporte social
Autor: Paulos, Sandra Maria dos Santos
Palavras-chave: Psicologia da saúde
Depressão
Estudantes
Ansiedade
Suporte-social
Satisfação
Instrumentos
Health psychology
Depression
Students
Anxiety
Social support
Satisfaction
Instruments
Data de Defesa: 2006
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: Este trabalho tem como principal objectivo investigar se existem diferenças em termos de stress, depressão e ansiedade entre os estudantes do 12° ano e estudantes do 1o da universidade e, se essas possíveis diferenças estão relacionadas com o suporte social, percebido num contexto que é o de adaptação à vida académica, habitualmente descrito na literatura como um acontecimento de vida relevante Para proceder a este estudo comparativo e exploratório aplicámos um questionário de caracterização sociodemográfica construído para o efeito, a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e a Escala de Depressão, Ansiedade e Stress (DASS) a uma amostra de 124 estudantes do 12° ano e de 131 estudantes do 1o ano do ensino superior. Das questões em estudo apenas se verificou a existência de diferenças estatisticamente significativas em relação à Satisfação com o Suporte Social, sendo esta última mais elevada nos alunos do 1o ano.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/764
Aparece nas colecções:PSAU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM PAUL-S1.pdf3,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.