Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/755
Título: A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos
Autor: Pantoja, Sílvia Cristina Mendonça
Palavras-chave: Psicologia educacional
Linguagem
Linguagem escrita
Programas
Pré-escola
Brasil
Desenvolvimento
Aprendizagem
Hospitalização
Educational psychology
Language
Writing language
Programs
Preschool
Development
Learning
Instruments
Hospitalization
Data de Defesa: 2008
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada,
Resumo: O presente trabalho tem como objectivo central avaliar o impacto de um programa de intervenção de escrita delineado para incentivar as crianças em idade pré-escolar a desenvolverem suas actividades em situações nas quais a linguagem escrita aparece em contexto funcional. Para a concretização de tal objectivo foi realizada uma investigação de natureza quasi-experimental na qual trabalhamos com dois grupos de crianças: Um grupo experimental (submetido à intervenção do programa de escrita) e um grupo de controlo (não submetido à intervenção). Fizeram parte deste estudo 38 crianças brasileiras com idades correspondentes entre 5-6 anos de idade. Com a finalidade de percebermos quais conhecimentos as crianças tinham acerca dos aspectos conceptuais e funcionais da linguagem escrita, utilizamos provas em dois momentos da investigação: Antes de iniciarmos a intervenção do programa de escrita (pré-teste) e após a intervenção do programa de escrita (pós-teste). A partir dos dados colectados no pós-teste verificámos que o programa de escrita causou impacto positivo às crianças do grupo experimental, possibilitando uma evolução bastante significativa no que diz respeito aos níveis conceptuais da escrita, como por exemplo a evolução de grafo-perceptivo à escrita com fonetização, nas mais diversas categorias. As mesmas evoluções ocorreram, também, em relação aos conhecimentos acerca dos suportes de escrita, nomeadamente no que diz respeito à identificação, à função e ao conteúdo. Os resultados apontam para a importância de proporcionar, em âmbito escolar, actividades no domínio da linguagem escrita relacionadas com situações reais da vida quotidiana, de modo que as crianças possam testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, caracterizando a função social da escrita.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/755
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