Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/711
Título: Aprendizagem da leitura e escrita: Motivação e facilitação
Autor: Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis
Orientador: Martins, Margarida Alves
Data de Defesa: 1997
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: Partindo da ideia de que a aprendizagem da leitura e escrita, tal como as outras aprendizagens básicas, deve ser apresentada como um conhecimento natural e não académico, como um meio e não um fim, como algo que serve um propósito prático e necessário para a criança, procurou-se criar um programa de computador que, ao reunir estas características, introduzisse a criança na aprendizagem da leitura e escrita. Assim, foi criado um programa lúdico/educativo tendo por base a apresentação de um livro, em versão multimédia interactiva, com a história do Gato das Botas. No programa do Gato das Botas, procura-se fornecer material sobre o qual a criança possa reflectir, de modo a estimular o desenvolvimento da compreensão e conceptualização da leitura e escrita. O programa contém diversos exercícios baseados nas palavras chave da história do Gato das Botas, com a função de trabalhar e desenvolver determinados aspectos e capacidades necessárias à aquisição da leitura. A apresentação das palavras chave, em conjunto com outras palavras, pretende chamar a atenção da criança para determinados aspectos e características específicas da construção das palavras e da lógica da relação entre a palavra oral e a palavra escrita.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/711
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM MORE-M1.pdf13,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.