Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/684
Título: De pequenino se motiva o menino: Motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico
Autor: Mendes, Ana Isabel Nunes
Orientador: Matta, Isabel
Palavras-chave: Psicologia educacional
Motivação
Aprendizagem
Idade escolar
Auto-conceito
Professores
Expectativas
Instrumentos
Métodos de observação
Educational psychology
Motivation
Learning
School-age
Self-concept
Teachers
Expectations
Instruments
Observation methods
Data de Defesa: 2003
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: Esta investigação propõe-se analisar e caracterizar, a motivação das crianças do 1° ano do Ensino Básico, verificando a coincidência entre as percepções destes com as dos seus professores. A Escala de Motivação utilizada para os alunos adaptou as "Provas de Motivação" de Deborah Stipek (1997). As percepções dos professores foram avaliadas por um Questionário similar. Por sua vez, os resultados estatísticos foram obtidos pela aplicação de outras ferramentas teóricas, nomeadamente o reste de Wilcoxon, o teste de Mann-Whitney e o Coeficiente de Correlação de Spearman. Os resultados da nossa amostra (114 crianças e 7 professores) insinuam um nível de percepção mais favorável dos discentes, que se torna mais coincidente nos níveis extremos da escala de avaliação do estatuto escolar, ou seja, nos alunos fracos e muito bons. Acresce que os resultados do nosso estudo ora confirmam ora infirmam os pressupostos teóricos assinalados pela literatura nesta matéria, devendo as suas inferências ser entendidas em função do contexto e significância desta amostra.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/684
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