Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/67
Título: Auto-conceito e representações da vinculação no período pré-escolar
Autor: Maia, Joana Branco
Ferreira, Bruno
Veríssimo, Manuela
Santos, António José
Shin, Nana
Palavras-chave: Auto-conceito
Modelos internos dinâmicos
Narrativas
Representações do self
Vinculação
Data: 2008
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Análise Psicológica, 26(3), 423-433.
Resumo: A Teoria da Vinculação sugere que as representações internas das experiências relacionais e a noção de self vão sendo interiorizadas, de forma complementar, pelas crianças ao longo do tempo, desempenhando as figuras de vinculação um papel crucial neste processo. Alguns estudos empíricos (Cassidy, 1988; Clark & Symons, 2000; Verschueren, Marcoen, & Schoefs, 1996) têm examinado as ligações entre desenvolvimento do self e segurança da vinculação durante o período pré-escolar. No entanto, poucos se têm debruçado, especificamente, sobre as associações existentes entre o auto-conceito dos sujeitos e as representações internas que estes possuem das suas experiências relacionais, como é o caso do presente estudo. Para inferir a qualidade e a segurança das representações de vinculação utilizámos uma versão adaptada da MacArthur Story Stem Doll-play Task (Page & Bretherton, 2001) numa amostra de 75 crianças do pré-escolar. A representação do self foi avaliada através da versão portuguesa da Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children (Harter & Pike, 1984; Mata, Monteiro, & Peixoto, 2008). Os resultados encontrados apoiam a presença de relações entre a qualidade das representações associadas à vinculação e a representação global que a criança tem do seu self, com uma associação positiva mais forte a ser encontrada com a percepção da Aceitação Social.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/67
ISSN: 0870-8231
Aparece nas colecções:PDES - Artigos em revistas nacionais

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