Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/656
Título: Escrita em interacção: Processos de construção em crianças de 5-6 anos
Autor: Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Orientador: Martins, Margarida Alves
Data de Defesa: 1995
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: Neste trabalho procurámos clarificar a influência do modo de resolução de uma tarefa de escrita (Individualmente ou em Interacção) nas conceptualizações das crianças sobre escrita. Procurámos também identificar o tipo de trocas entre crianças durante o processo de interacção, de modo a caracterizar as dinâmicas de trabalho e os factores que as regulam. Trabalhámos com crianças de idade pré-escolar com diferentes conceptualizações sobre escrita. Metade destas crianças tiveram que escrever o texto de um pequeno livro em conjunto com um parceiro, enquanto a outra metade o fez individualmente. Foi entre as crianças que resolveram a tarefa em interacção com um colega que se verificaram mais benefícios ao nível das estratégias de escrita. Contudo estes benefícios só foram identificados em díades onde se desenvolveu uma dinâmica de colaboração ao longo da situação de trabalho conjunto. No grupo das crianças de nível conceptual mais evoluído (silábico) não foi identificada qualquer evolução, contudo para algumas das crianças de nível conceptual grafo perceptivo a situação de interacção mostrou-se potencializadora de progressos. As crianças que obtiveram ganhos pelo facto de trabalharem em conjunto com um colega mostraram-se mais participativas, já que tentaram não só fazer mais propostas como explicá-las. Também quando eram confrontadas com uma proposta do colega, frequentemente desenvolveram comportamentos de verificação e confirmação antes de a aceitarem.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/656
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM MATA2.pdf10,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.