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Abstract(s)
Com este estudo procurou-se compreender como é que as crianças o 1o e do 2o ano de escolaridade representam os acontecimentos e se essas representações funcionam como organizadores cognitivos e facilitadores da resolução de problemas linguísticos. Neste sentido pediu-se a cada criança para relatar dois acontecimentos e para realizar exercícios gramaticais sobre cada um deles.
Os acontecimentos propostos foram "Dia de escola" (mais familiar) e "Ida ao supermercado" (menos familiar). Posteriormente compararam-se os relatos dos dois anos de escolaridade relativamente ao grau de complexidade e organização dos scripts produzidos para os dois acontecimentos e a maior ou menor facilidade na resolução de exercícios gramaticais correspondentes aos dois acontecimentos.
Segundo autores como Nelson, as crianças mais velhas produzem scripts mais complexos e organizados, devido ao nível de desenvolvimento cognitivo e à maior experiência com os acontecimentos. Todas as crianças produzem scripts mais complexos e organizados quando o script lhes é mais familiar, dado terem maior experiência, o que provoca um maior conhecimento sobre o acontecimento.
Os autores defendem também o facto de a representação de acontecimentos ser a primeira base sobre a qual assentam as operações cognitivas da criança, pelo que a realização de tarefas acerca de acontecimentos mais familiares seja mais fácil, pois implica a acção de um esquema representacional mais forte.
Os resultados obtidos apontam no sentido de:
O script "Dia de escola" mostrou-se mais rico e complexo para os alunos
do 2o ano, enquanto que o script "Ida ao supermercado" se mostrou
mais rico e complexo para o 1o ano de escolaridade";
Existem diferenças significativas entre "Dia de escola" e "Ida ao supermercado" no que diz respeito ao número de informações e de tempos verbais (presente indicativo e pretérito perfeito);
Existem diferenças significativas entre 1o e 2o ano no que diz respeito à
utilização dos tempos verbais presente do indicativo, pretérito perfeito e
infinito pessoal;
As crianças do 2o ano de escolaridade produzem scripts mais complexos
e organizados que as crianças do 1o ano;
Existem diferenças entre acontecimentos nas questões 1,3,4e5;
O script "Dia de escola" teve um efeito facilitador sobre os alunos do 1o
ano aquando da resolução dos exercícios;
Foi o 2° ano quem apresentou melhores resultados na resolução dos
exercícios, para ambos os scripts.
Concluímos que as crianças do 1o e 2o ano de escolaridade têm já representatividade de acontecimentos sendo que os scripts produzidos aumentam de complexidade e organização ao longo do crescimento dos sujeitos, mantendo-se relativamente organizados e complexos para acontecimentos familiares. Concluímos também que para estas crianças a representação de acontecimentos funciona como organizador cognitivo e facilitador da resolução de problemas.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Linguagem Representações Linguística Desenvolvimento Aprendizagem Memória Processos cognitivos Instrumentos Esquema Educational psychology Language Linguistics Representations Development Learning Memory Cognitive processes Instruments Scheme
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada