Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/6055
Título: A implementação da educação sexual na escola: Atitudes dos professores
Autor: Reis, Maria Helena
Vilar, Duarte
Palavras-chave: Educação sexual
Professores
Atitudes
Conhecimento
Conforto
Sexual education
Teachers
Attitudes
Knowledge
Comfort.
Data: 2004
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Análise Psicológica, 22(4), 737-745
Resumo: Os objectivos deste estudo focalizaram-se nas atitudes dos professores relativas à educação sexual nas escolas, assim como em perceber o seu grau de conhecimento e conforto ao abordar temas de sexualidade. Procurámos relacionar o grau de religiosidade e os estilos de ensino com essas atitudes. Participaram neste estudo 600 professores dos 2.º, 3.º Ciclos e Secundário. Para responder a estas questões foram utilizados três instrumentos: o Questionário de Avaliação de Atitudes face à Educação Sexual (QAAPES) de Reis e Vilar (2002), a Escala de Religiosidade retirada do Estudo Europeu de Valores (Correia, 2000) e o Teaching Styles Inventory (TSI) de Grasha (1996). Nesta amostra os professores revelaram uma atitude favorável à implementação da educação sexual.
ABSTRACT:The objectives of this study were focused in teachers’ attitudes towards Sexual Education in schools, as well as perceiving their grade of knowledge and comfort while approaching themes of sexuality. We tried to relate the grade of relligiousness and teaching styles with that attitude. 600 teachers from 2nd and 3rd educational levels and highschool participated in this study. In order to respond to these questions, three instruments were used: Sexual Education Evaluation Attitudes Questionnaire (SEEAQ) by Reis e Vilar (2002), the Relligiousness Scale taken from the European Study of Values (Correia, 2000) and Teaching Styles Inventory (TSI) by Grasha (1996). In this sample, teachers revealed in favor of the implementation of Sexual Education.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/6055
ISSN: 0870-8231
Aparece nas colecções:PEDU - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2004_22(4)_737.pdf46,87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.