Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/6036
Título: Criar uma área em Jardim-de-infância partindo do interesse das crianças
Autor: Tomaz, Joana
Orientador: Gomes, Elisabete Xavier
Palavras-chave: Brincadeira do faz-de-conta
Papel do educador
Ambiente educativo
currículo
Make-believe play
Role of educator
Educational environment
Emerging curriculum
Data de Defesa: 3-Nov-2017
Resumo: O mundo do faz-de-conta é para a criança um mundo próprio sem limites capaz de a fazer viver e reviver diversas situações. A brincadeira é sem dúvida um meio por onde ela consegue exteriorizar e ter a oportunidade de usufruir deste momento, podendo ser qualquer personagem, ou poder atribuir as suas representações a qualquer objeto, sem qualquer tipo de juízo de valor. É através da observação que se torna possível captar as mensagens das crianças. Tendo sido com base nesta leitura que através de um registo realizado em contexto de estágio a uma situação de uma brincadeira do faz-de-conta na área da casinha, que detetei os interesses de um grupo de cinco crianças por este tema. Foi então numa fase posterior, desenvolvido com o grupo geral de crianças, um projeto que teve como propósito a criação de uma área do faz-deconta. O subdomínio do jogo dramático/teatro entra na vida da criança desde uma fase muito precoce e vai evoluindo à medida que ela ultrapassa diferentes etapas de desenvolvime nto. Neste sentido foi desenvolvido o projeto teve como intuito ser construída uma peça central para ser o elemento principal de uma nova área de uma sala de jardim-de-infância de forma a que esta se tornasse uma área móvel capaz de se interligar com todas as outras áreas. Palavras
The world of make-believe is for the child an unbounded world of its own capable of making it live and reliving different situations. Play is undoubtedly a means by which it can externalize and have the opportunity to enjoy this moment, being able to be any character, or be able to attribute its representations to any object, without any type of value judgment. It is through observation that it becomes possible to capture the messages of children. Having been based on this reading that through a register made in the context of an internship to a situation of a play of the make-believe in the area of the house, I detected the interests of a group of five children on this topic. It was then at a later stage, developed with the general group of children, a project that had as purpose the creation of an area of make-believe. The subdomain of dramatic play / theater enters the child's life from a very early stage and evolves as it goes through different stages of development. In this sense was developed the project had as a purpose to build a centerpiece to be the main element of a new area of a kindergarten room so that it became a mobile area able to interconnect with all other areas
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/6036
Aparece nas colecções:EDUPRE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24488.pdf798,57 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.