Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/6031
Título: Brincar, por que não lá fora?
Autor: Santos, Catarina Freire Fernandes Dos
Orientador: Gerardo, Maria Isabel
Palavras-chave: Brincar
Aprendizagem
Criança
Meio ambiente
Exterior
Play
Learning
Outdoors
Child
Environment
Data de Defesa: 2017
Resumo: O presente relatório tem como objetivo compreender e valorizar a importância da criança brincar no espaço exterior. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade, motricidade e autonomia da criança e ainda para o desenvolvimento das suas relações com as outras crianças. O facto de poderem brincar também no exterior proporciona importantes experiências de comunhão entre a natureza humana e o próprio meio ambiente. O conceito de educar e as suas metodologias têm sofrido muitas alterações ao longo dos tempos, adequando-se e desenvolvendo-se em função de muitos fatores sendo o meio ambiente disponível uma condicionante de peso. A oportunidade de as crianças brincarem num espaço exterior remete-nos para a maioria das nossas atuais cidades com poucos espaços verdes realçando que uma escola sem recreio exterior é muito diferente de uma outra que o tenha. A qualidade de um recreio ao ar livre seguro e estimulante é cada vez mais importante porque as rotinas de vida, inclusive as das crianças, são restritivas e sedentárias e cada vez mais, nas cidades, é difícil manter um espaço exterior que seja seguro e adequado. O espaço exterior desperta e desafia a criatividade, estimula a curiosidade, promove a autonomia e a motricidade das crianças. Deve ser articulado com o papel fulcral que o educador tem no processo de aprendizagem das crianças de maneira a potenciar as condições adequadas para o processo educativo. O presente relatório pretende relatar a prática pedagógica num Jardim-de-Infância onde os momentos de brincadeira no espaço exterior são privilegiados com base nas observações e na intervenção realizada.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA - Instituto Superior em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/6031
Designação: Mestrado em Educação Pré-escolar
Aparece nas colecções:EDUPRE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24479-RA.pdf1,78 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.