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Título: Mindfulness e personalidade. Contributo para a validação da CAMS-R em língua portuguesa
Autor: Leonor, André Luís Afonso
Orientador: Gouveia, Maria João Pinheiro Morais
Palavras-chave: Mindfulness
Big Five
Personalidade
CAMS-R
PHLMS
Personality
Data de Defesa: 2017
Resumo: O mindfulness enquanto forma de consciência pode ser definido como um prestar de atenção ao momento presente de forma propositada e sem julgamento. Ultimamente têm sur-gido vários estudos com o objetivo de perceber até que ponto as características de personali-dade se relacionam com as competências de mindfulness e podem funcionar como seu predi-tor e/ou correlato. Recorrendo ao modelo dos 5 fatores (Big Five), os principais objetivos do presente es-tudo foram: aferir até que ponto as dimensões da personalidade (Neuroticismo, Amabilidade, Conscienciosidade, Extroversão e Abertura à Experiência), estão correlacionadas com a pre-disposição para o mindfulness e verificar se a Cognitive and Affective Mindfulness Scale-Revised (CAMS-R) pode constituir um bom instrumento para medir o mindfulness na língua portuguesa. Participaram no estudo um total de 226 pessoas: 138 do sexo feminino e 88 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 82 anos (M=42,00, SD=13,26). Os participantes responderam de forma presencial escrita a um questionário sócio demográfico e aos instrumentos: CAMS-R; Philadelphia Mindfulness Scale (PHLMS); 44-item Big Five Inventory (BFI-44). Os resultados indicaram uma correlação negativa entre o mindfulness e o Neuroticis-mo e uma correlação positiva elevada com a Conscienciosidade. Foram ainda verificadas di-ferenças entre sexos no que respeita à Aceitação (maiores níveis nos indivíduos do sexo mas-culino). A amostra foi dividida em grupos etários e foram detetados maiores níveis de Cons-cienciosidade e Extroversão no grupo de indivíduos com mais de 30 anos e maiores níveis de Aceitação e Amabilidade no grupo com idade superior a 40 anos. A CAMS-R (aplicada de forma unidimensional) e a PHLMS revelaram boas qualida-des psicométricas para medir o mindfulness na língua portuguesa.
Mindfulness is a form of consciousness that can be defined as paying attention to the present moment in a purposeful and nonjudgmental way. Several studies have been carried out with the aim of realizing the extent to which personality characteristics relate to mindful-ness skills and can work as their predictor and / or correlate. Based on the Big Five model, the main objectives of the present study were to gauge the extent to which the personality dimensions (Neuroticism, Kindness, Conscientiousness, Extroversion and Openness to Experience) are correlated with the predisposition to mindful-ness and to verify whether Cognitive and Affective Mindfulness Scale-Revised (CAMS-R) is adequate to measure mindfulness in the portuguese language. A total of 226 people participated in the study: 138 females and 88 males, aged 18-82 years (M = 42.00, SD = 13.26). Participants answered in a written form to a socio-demographic questionnaire and the following instruments: Cognitive and Affective Mindful-ness Scale-Revised (CAMS-R); Philadelphia Mindfulness Scale (PHLMS); 44-item Big Five Inventory (BFI-44). The results indicated a negative correlation between mindfulness and neuroticism and a high correlation with conscientiousness. Differences regarding Acceptance were observed between male and female populations (higher levels of Acceptance in males). The sample was divided into age groups and higher levels of Consciousness and Extroversion were found in the individuals over 30 years old. The individuals over 40 years old showed higher levels of Acceptance and Amiability. Both the CAMS-R (applied as a one-dimensional scale) and the PHLMS have revealed good psychometric qualities to measure mindfulness in the Portuguese language.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5992
Designação: Mestrado Integrado em Psicologia
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