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Título: A transição do pré-escolar para o 1º Ciclo do ensino básico: Análise e interpretação de práticas pedagógicas no pré-escolar
Autor: Fernandes, Soraia Patricia da Conceição
Orientador: Barone, António Fernando Corrêa
Palavras-chave: Transição
Educação pré-escolar
1.º Ciclo do ensino básico
Articulação
Continuidade educativa
Transition
Pre-school education
Primary school
Articulation
Educational continuity
Data de Defesa: 10-Jul-2017
Resumo: O relatório tem como finalidade analisar e interpretar as práticas pedagógicas desenvolvidas no Pré-Escolar, considerando a transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório tem por base o estágio na valência de Jardim-de-Infância/ Pré-Escolar, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os dois e cinco anos de idade. Este estudo adota uma abordagem teórica apoiada por autores especializados no tema, tendo, como finalidade, compreender as práticas pedagógicas, métodos, tendências e modelos utilizados na transição da criança, considerando-se estas, os seus pais e os seus educadores de infância, os intervenientes ativos no processo educativo da transição. As opções metodológicas utilizadas, na recolha de dados, foram organizadas segundo o método qualitativo, através de observação direta do objeto de estudo, sendo que esta permitiu toda a recolha de elementos para a realização das planificações usadas na intervenção pedagógica. Através de questionários aos educadores, foi possível a recolha de dados indiretos ao estudo.
The report´s purpose is to analyze and interpret the pedagogical practices developed in Pre-School, considering the transition from Pre-School to the Primary School. This report was based on the traineeship with two to five years old children in Kindergarten/ Pre-School. This study has a theoretical approach supported by specialized authors in order to understand the pedagogical practices, methods, tendencies and models used in the child´s transition, considering them, their parents and their educators as active participants in the process. For this study analysis, the methodological options were organized according to the qualitative method with the direct participant observation. This observation allowed the planning creation used in the pedagogical intervention. Through a questionnaire to their educators it was possible to collect indirect data to the study.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5934
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
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