Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5929
Título: Metodologia de trabalho de projeto como intervençao pedagógica no 2º ano do 1º ciclo: Um projeto de estudo do meio
Autor: Belmarço, Filipa dos Santos Mealha Usera
Orientador: Gerardo, Maria Isabel
Palavras-chave: Metodologia de trabalho de projeto
1º Ciclo
Estudo do meio
Aprendizagem
Aluno
Project work methodology
Primary education
Environment studies
Learning
Student
Data de Defesa: 26-Set-2017
Resumo: O presente relatório foi executado, tendo como ponto de partida a Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, numa instituição privada, em que no seu contexto educativo é praticado um modelo pedagógico próprio designado por “Ensinar é Investigar”, que se baseia na Metodologia de Trabalho de Projeto. Deste modo, senti um grande interesse e curiosidade em saber mais acerca do modelo pedagógico, referido anteriormente, acreditando assim que os alunos se tornam cidadãos responsáveis, participando e tomando decisões, de forma ativa para a construção dos seus próprios conhecimentos e saberes. Para desenvolver este estudo, procurei, em primeiro lugar, observar toda a dinâmica que é exercida em sala de aula, de maneira a tomar consciência de como este modelo pedagógico é realmente abordado, através de um trabalho de projeto, na área do Estudo do Meio. Assim, optei por uma metodologia qualitativa, recorrendo a instrumentos de recolha de dados, através da observação participante das atividades implementadas e dos registos fotográficos. Neste relatório são apresentados vários autores de referência que abordam a Metodologia de Trabalho de Projeto, e como esta metodologia pode ser um complemento às aprendizagens da área do Estudo do Meio, no 1º Ciclo do Ensino Básico. Será apresentada uma análise reflexiva em torno da minha prática e também de como os alunos do 2ºano de escolaridade adquirem conteúdos, que estão inseridos no Programa de Estudo do Meio, através de Trabalhos de Projeto.
The execution of the present report had as a departure point the Supervised Practice in primary education, in a private institution, whose educational context is based on a specific pedagogical model called "Teaching is Investigating", which relies on the Project Work Methodology. I was very interested and curious about the said pedagogical model, believing therefore that the students become responsible citizens, participating and taking decisions, in an active way for the construction of their own knowledge and information. In order to develop this study, I first sought to observe all the dynamics carried out in the classroom, so as to become aware of how this pedagogical model is actually developed, through a project work in the area of Environment Studies (ES / EM). Thus, I opted for a qualitative methodology, using data collection instruments, through participant observation, implemented activities and photographic records. This report presents several well-known authors are presented that discuss the PWM / MTP and how it can be a complement to the learning in the area of ES / MS primary education. A reflective analysis will be presented around my practice and also how the students of the 2nd year of schooling which are inserted in the MS Program acquire content through Project Works.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5929
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:EDUPRE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24463.pdf4 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.