Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5928
Título: Literatura infantil e interdisciplinaridade no 1º CEB
Autor: Fragoso, Francisca Vasconcelos Correia Centeno
Orientador: Gomes, Elisabete Xavier
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Integração curricular literatura infantil
1º CEB
Interdisciplinarity
Curricular integration of infantile literature
Primary School
Data de Defesa: 26-Set-2017
Resumo: O presente relatório emerge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB no ano letivo de 2016/2017, tendo como principal objetivo apresentar uma análise reflexiva do trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada, realizada numa escola privada, numa turma de 1º ano de escolaridade. O tema central deste relatório é “A literatura infantil e a interdisciplinaridade no 1º CEB”. Por um lado, o tema emerge da necessidade de quebrar as barreias existentes nas diversas áreas curriculares, utilizando livros infantis como ponte de partida. Por outro lado, o tema responde à necessidade de dar outra utilização aos livros infantis, não servindo apenas para trabalhar o português. Na revisão de literatura abordo não só o conceito de interdisciplinaridade como também o de integração curricular tentando demonstrar que apesar de estarem interligados, o seu foco principal é diferente. A análise das atividades realizadas constitui o objeto deste estudo. Seguindo um paradigma qualitativo de investigação e, com o recurso a técnicas de observação direta participante recorrendo a técnicas de observação participante com o objetivo de recolher dados das situações pedagógicas interdisciplinares planificadas por mim. Nas considerações finais concluo que apesar de ter tentado trabalhar a interdisciplinaridade, a minha prática foi mais direcionada para a integração curricular pois ao relacionar-me com o grupo fui para além das disciplinas, prevalecendo o mundo real das mesmas.
This report emerges in the scope of the Master’s in Pre-School Education and Teaching of the Primary School in the 2016/2017 school year, with the main objective of presenting a reflexive analysis of the developed work during the supervised practice, realized in a private school, in a year one class. The main subject of this report is ‘’The Infantile Literature and the Interdisciplinarity in the 1st BEC’’. In a way, the theme emerges from the necessity of breaking the existing barriers in the diverse curricular areas, using infantile books as a starting point. In another way, the subject responds to the need of giving another use to the infantile books, not serving only to improve the Portuguese language. In the revision of the literature I cover not only the concept of interdisciplinarity as also the curricular integration trying to demonstrate that even though they are interconnected, their main focus is different. The analysis of the activities carried out constitutes the objective of this study. Following a qualitative research paradigm and, with use of direct observation techniques with the purpose of collecting data from the interdisciplinary pedagogical situations planned by me. In the final considerations, I conclude that even though I tried working the interdisciplinarity, my practice was directed more towards the curricular integration because, as I related with the group, I went beyond the subjects, thus prevailing the real world of these same subjects.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5928
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:EDUPRE - Dissertações de Mestrado

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