Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5916
Título: O impacto de um programa de mindfulness numa escola portuguesa do 1º ciclo
Autor: Morgado, Sara Inês Maciel
Orientador: Gouveia, Maria João Pinheiro Morais
Palavras-chave: Mindfulness
Escolas
Mindful schools
Crianças
Schools
Children
Data de Defesa: 2017
Resumo: O Mindfulness tem sido alvo de um crescente interesse, tanto no domínio social, como no da Psicologia, tendo sido encontrados, em diversos estudos, benefícios no âmbito do bem-estar e diminuição de sintomas psicopatológicos. Considerou-se assim pertinente avaliar o impacto destas práticas também num contexto nacional para uma maior sustentação das mesmas. Este estudo avalia o impacto do programa de Mindfulness adaptado a crianças Mindful Schools, numa escola do primeiro ciclo do ensino básico, nas variáveis concentração, auto-conceito, regulação emocional e competências interpessoais. Este é um estudo quasi-experimental realizado num total de 4 turmas, duas delas pertencentes ao programa de intervenção (1º e 4º) e duas ao grupo de controlo (1º e 4º). Nas turmas onde não foi aplicado o programa foram também aplicados os instrumentos de avaliação das variáveis no período pré e pós-programa de intervenção. O programa teve um impacto positivo significativo nos níveis de concentração no 1ºano, na dimensão índice de dispersão e no 1º e 4ºano na dimensão rendimento de trabalho, em comparação com o grupo de controlo. Relativamente ao auto-conceito, no 4ºano o programa teve um impacto mais positivo em quatro das dimensões, em comparação com o grupo de controlo; e no 1ºano em duas. Na variável regulação emocional foi também encontrado um impacto positivo significativo no 1ºano. Relativamente às competências interpessoais não foram encontradas diferenças antes e após a aplicação do programa.
Mindfulness has been subject of growing interest, both in the social domain and Psychology, and several studies have found benefits in well-being and reduction of pathological symptoms. It was therefore considered relevant to evaluate the impact of these practices in a national context for greater sustainability. This study evaluates the impact of the mindfulness program for children Mindful Schools, in a primary school, in the variables concentration, self-concept, emotional regulation and interpersonal skills. This is a quasi-experimental study conducted in a total of 4 classes, two of them belonging to the intervention program (1st and 4th) and two of them to the control group (1st and 4th). In the classes where the program was not applied, the instruments of evaluation were applied in the period before and after the intervention program. The program had a significant positive impact on the levels of concentration in the first year, in the dispersion index dimension and in the 1st and 4th year in the work income dimension, compared to the control group. Regarding the self-concept, in the 4th year the program had a more positive impact on four dimensions compared to the control group; in the 1st year in two of them. In the emotional regulation variable, a significant positive impact was also found in the 1st year. Regarding interpersonal skills, no differences were found before and after the program.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5916
Designação: Mestrado Integrado em Psicologia
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

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