Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/589
Título: Sistemas de recompensas: Antecedentes e consequências
Autor: Honrado, Maria Graciete P. Reis Henriques
Orientador: Cunha, Miguel Pina e
Palavras-chave: Comportamento organizacional
Instrumentos
Satisfação no trabalho
Recompensas
Gestão
Cultura organizacional
Organizational behaviour
Organizational psychology
Instruments
Job satisfaction
Rewards
Management
Organizational culture
Data de Defesa: 2000
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: O objectivo principal deste estudo consistiu em analisar os antecedentes e consequências da configuração do sistema de recompensas de uma organização. Tentou-se avaliar a influência da cultura dominante de uma organização, nas características do sistema de recompensas, bem como os efeitos deste no desempenho multi-dimensional dos sujeitos. A questão de partida era: "Qual o contributo da configuração do sistema de recompensas de uma organização para a explicação do nível do desempenho dos seus trabalhadores?" A problemática a investigar subdividiu-se em: 1. Que dimensões da cultura organizacional influem sobre a configuração do sistema de remuneração? 2. Quais os efeitos do sistema de recompensas de uma organização no desempenho dos seus trabalhadores? Pela aplicação de um questionário elaborado com base nas escalas de vários autores (ver revisão da literatura - capítulo 1 e operacionalização das variáveis - capítulo 3) foi possível confirmar-se algumas hipóteses que sugerem: influência positiva e significativa das características do sistema de recompensas, nomeadamente o grau da indexação percebida da remuneração ao desempenho individual, da equipa e organizacional e o nível de equidade percebido na explicação do desempenho de múltiplos papéis - proactivos, de equipa, organizacionais e de carreira, por parte dos trabalhadores; inexistência de impactos directos significativos da cultura organizacional, nas dimensões orientação competitiva e orientação humanista, no desempenho dos vários tipos de papéis em análise, com excepção para o impacto significativo e negativo da orientação competitiva no desempenho de papéis de equipa; influência da natureza contingente da remuneração e dos factores ligados ao historial do indivíduo no desempenho de papéis ligados à carreira. Esta análise sugeriu que as características do sistema de recompensas de uma organização sofrem influências da natureza da cultura organizacional dominante, ao nível da orientação competitiva (culturas orientadas para o desempenho individual) e orientação humanista (culturas orientadas para o desempenho em equipa). A cultura dominante e o nível de remuneração influem de forma significativa na percepção de equidade, ou seja, organizações com cultura orientada para a competição geram percepções de iniquidade enquanto que organizações de matiz cooperativo promovem percepções de equidade. Por último, as características do sistema de recompensas influenciam múltiplas dimensões do desempenho organizacional, constituindo-se como decisões fundamentais na gestão das organizações. Os resultados deste estudo suportam, em parte, o que tem vindo a ser feito neste domínio dos sistemas de recompensas mas, no essencial, introduz algumas pistas de reflexão. Este projecto de investigação consistiu em operacionalizar uma abordagem metodológica susceptível de melhorar as tomadas de decisão dos responsáveis das organizações em relação aos sistemas de recompensas e promover o ajustamento e a utilização deste importante instrumento de política de recursos humanos numa perspectiva estratégica, capaz de satisfazer, eficazmente, objectivos de adaptação das organizações às especificidades do seu meio interno e aos constantes desafios do seu meio externo. Que estas "conclusões" ajudem os gestores a repensar novas formas de remunerar.
Descrição: Dissertação de mestrado em Comportamento Organizacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/589
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