Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/587
Título: Atitudes, crenças, conhecimentos e competências de pais, professores e crianças do 1º ciclo: Após aplicação de programa de prevenção dos abusos sexuais de crianças
Autor: Henriques, Paula Cristina Abrantes
Palavras-chave: Psicologia comunitária
Adultos
Professores
Crenças
Abusos sexuais
Prevenção
Desenvolvimento psicológico
Avaliação do programa
Sexualidade
Instrumentos
Community psychology
Attitudes
Teachers
Beliefs
Sexual abuse
Prevention
Psychological development
Program evaluation
Sexuality
Instruments
Data de Defesa: 2008
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: Este trabalho tem como objectivo perceber quais as Atitudes, Crenças, Conhecimentos e Competências que os Pais, Professores e Crianças do 1o Ciclo possuem acerca da Prevenção do Abuso Sexual de Crianças em Idade Pré-Escolar após a comparência de um programa de Prevenção. Trata-se assim de um estudo exploratório de carácter preventivo. Os instrumentos para Pais e Professores que foram utilizados para a realização deste trabalho (Ver Anexo A) procederam do estudo: Sexual Abuse Prevention for Preschoolers: A Survey of Parents's Behaviors, Altitudes, and Beliefs (Wuntele, Kvatemick & Franklin, 1992), publicado no Journal of Child Sexual Abuse. Com o intuito de complementar os questionários originais, foram acrescentadas outras questões, provenientes do Child Abuse Knowledge Questionnaire (Hibbard, R. A., & Zollinger, T. W., 1990), do Child Abuse Myth Scale (Collings, Steven, J., 1997), e também do CAP - The Child Assault Prevention Project. Foram instrumentos adaptados pela Associação Portuguesa para o Estudo e Prevenção dos Abusos Sexuais de Crianças (APPEPASC), para tornar mais enriquecedora a análise e realização do presente estudo. Verificou-se que o Programa de Prevenção ao qual participaram os pais, professores e crianças, foi de extrema utilidade na aquisição de conhecimentos relativamente aos programas de prevenção do abuso sexual de crianças em idade pré-escolar, nomeadamente nas competências importantes a ser ensinadas às crianças, no entanto, evidenciou-se ainda algumas dúvidas em questões mais específicas, especialmente no que se refere a mitos sobre os abusos, evidenciando que é difícil desenraizar opiniões formadas.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/587
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