Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5838
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBalancho, Maria Leonor Janeiro Segurado de Falé-
dc.date.accessioned2017-10-12T14:07:08Z-
dc.date.available2017-10-12T14:07:08Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationAnalise Psicológica XVIII(3), 371-379pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5838-
dc.description.abstractNeste artigo analisa-se a importância e a possibilidade do professor, enquanto aluno de acções de formação contínua ou de complementarização de formação, reinvestir na sua prática pedagógica os ganhos e ensinamentos da experiência de ser avaliado. Partindo de propostas concretas já realizadas, defende-se que a experiência da descentração, proporcionada pelo retorno ao lugar e ao papel de aluno, se adequadamente utilizada, possa potenciar e melhorar, para o professor e para os seus alunos, a eficácia e a função da avaliação. Crê-se que, para desenvolver qualquer transformação esclarecida nas suas práticas, e dada a habitual resistência à mudança, o professor necessita passar por um processo de auto-avaliação e auto-conhecimento orientado pelo formador, no qual a reflexão pela experiência directa pode ser o fulcro do início de uma nova construção pessoal e de uma transição majorante.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This article is based on the assumption that the experience of decentration – that comes from returning to the place and functions of a student – will make the teacher construct a new perspective on evaluation and develop a new awareness that will ameliorate his use of evaluation with his own students. In actions already developed while training teachers, and as a consequence of the usual resistance to transformations, the author defends the idea that, to initiate any change in their pedagogical practices, in particular in the evolving area of evaluation, the teacher needs to go through a process of self-evaluation and self-understanding, were reflecting over a personal experience is the beginning of a personal construction and a change to a higher and more complex level.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_PT
dc.subjectConstrutivismopt_PT
dc.subjectTraining teacherspt_PT
dc.subjectLearning evaluationpt_PT
dc.subjectConstructivismpt_PT
dc.titleA avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudançapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage371pt_PT
degois.publication.issue3pt_PT
degois.publication.lastPage379pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleAnálise Psicológicapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volumeXVIIIpt_PT
Aparece nas colecções:PEDU - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2000_3_371.pdf35,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.