Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5830
Título: The Contribution of Information Literacy for Open Science
Outros títulos: La contribución de la ALFIN a la Ciencia Abierta
Autor: Lopes, Carlos Alberto
Antunes, Maria da Luz
Sanches, Tatiana
Orientador: Open Science
Research
Learning
Palavras-chave: Literacia da informação
Ciência Aberta
Acesso aberto
Investigação
Aprendizagem
Information literacy
Open Science
Open access
Research
Learning
Data: 2-Out-2017
Editora: IBERSID’17, Zaragoza, 2-4 October 2017
Resumo: O campo de atuação da Ciência Aberta traduz-se num processo colaborativo, transparente, de disseminação, criação e de transferência de conhecimento, acessível à investigação e assente nos princípios do acesso aberto. Os diferentes agentes do processo de investigação, munidos de um conjunto de competências de literacia da informação, adquirem a aptidão, em ambientes de informação impressa ou digital, e tendo por base o seu próprio pensamento crítico e reflexivo, de transformar a informação em novo conhecimento. Este artigo explora a integração dos conceitos da Ciência Aberta na literacia da informação. Apresenta-se uma reflexão teórica que evidencia os contributos da literacia da informação em contexto académico e na dinâmica da produção de ciência. Conclui-se que a literacia da informação se assume como uma ferramenta de aprendizagem essencial para o desenvolvimento da Ciência Aberta, potenciando o entendimento crítico dos conteúdos, a par do desenvolvimento e do progresso da investigação.
The scope of Open Science translates into a collaborative, transparent process of dissemination, creation, and transfer of knowledge, accessible to research and based on the principles of open access. The different agents of the research process, equipped with a set of information literacy skills, acquire the ability, in print or digital information environments, and based on their own critical and reflexive thinking, to transform information into new knowledge. This article explores the integration of Open Science concepts in information literacy. It presents a theoretical reflection that shows the contributions of information literacy in the academic context and in the dynamics of the production of science. It is concluded that information literacy is an essential learning tool for the development of Open Science, enhancing the critical understanding of content, as well as the development and progress of research.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5830
Aparece nas colecções:OUTRAS - Comunicações / Posters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Comunicacion IBERSID 2017_Final_ok_final.pdf7,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.