Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5819
Título: O papel do adulto na prevenção e gestão de conflitos no jardim-de-infância
Autor: Brito, Leonor Lameiro Rocha
Orientador: Gerardo, Maria Isabel
Palavras-chave: Jardim-de-infância
Competências
Estratégias
Gestão de conflitos
Prevenção de conflitos
Kindergarten
Abilities
Strategies
Prevention
Handling of conflicts
Data de Defesa: 28-Jun-2017
Resumo: Este relatório foi elaborado de acordo com as orientações da Prática Supervisionada (PS) em Jardim-de-Infância (JI), num contexto educativo em que o contato direto com o meio envolvente e a relação, baseada no diálogo e na reflexão, são sinónimos de uma pedagogia muito particular. Para abordar a temática dos conflitos em contexto de JI, pareceu-me primordial focar as estratégias a assumir para minimizar estas situações emergentes, tentando entender e aprofundar o papel do adulto na prevenção e resolução de conflitos entre crianças em idade pré-escolar. Este estudo procura dar resposta às questões de pequenos conflitos entre crianças, sendo essencial perceber como o adulto deve atuar para antecipar e resolver esses conflitos. Optei por uma metodologia qualitativa, tendo recolhido dados através de registos de observação, como em notas de campo e noutras atividades dentro deste âmbito. Neste relatório é apresentado aquilo que revelou ser mais significativo durante a PS e que reporta ao papel do adulto face às estratégias de prevenção e gestão de conflitos no jardim-de-infância. Pretende-se, assim, analisar o comportamento das crianças em situações de conflito, bem como as motivações e estratégias para a sua resolução e o papel do adulto na gestão do mesmo. Será apresentada uma reflexão sobre a minha prática e o impacto da minha intervenção, bem como a construção para a minha identidade profissional.
This final report follows the instructions of the PS in JI in an educational context, where the contact with the environment is the synonym of a special education, based on dialogue and meditation. To study the conflict perspective, I thought most important to focus on the strategies used to minimize emerging situations, trying to understand the adult’s role in the prevention of such conflicts among pre-school children. This study tries to give an answer to questions of daily conflicts among children, both in routine and leisure periods, mainly focusing on how the adult should perform to prevent and solve those conflicts. My preference went to a quality method, collecting data through observation, field notes and other similar activities. In this report, problems which seemed of a higher relevance during the SFP are highlighted. The children’s behavior during conflict situations was analyzed, as well as the motivation and strategies for its solution. Also relevant is the adult’s role in the handling of the conflict, and his or her contribution for its solution. In this document, one can find a reflection on my practice and the impact of my participation, as well as the building up of my professional identity.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5819
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:EDUPRE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24493.pdf2,23 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.