Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5767
Título: As tecnologias de informação e comunicação nos processos de trabalho da escola : Gestão, estruturas intermédias e professores
Autor: Ferreira, Luís Miguel Folgado
Orientador: Silva, José Maria de Castro
Peixoto, Francisco José Brito
Palavras-chave: Tecnologias
Escola
Perceção de facilidade de utilização
Perceção de melhoria
Atitude
Utilização
Estruturas da escola
Gestão
Organização
Comunicação
Technologies
School
Perceived ease-of-use
Perceived improvement
Attitude
Use
School´s structures
Management
Organization
Communication
Data de Defesa: 20-Jul-2017
Resumo: A presente investigação visou estudar a utilização das tecnologias nos processos de trabalho dos professores na escola. O estudo parte do modelo de aceitação da tecnologia (TAM), foca-se no domínio profissional não didático e organiza-se de acordo com as áreas funcionais da gestão escolar, organização de informação, comunicação e utilização das tecnologias. Deste modo, o estudo incide na análise das relações existentes entre os fatores Perceção de Facilidade de Utilização (PFU), Perceção de Melhoria (PM) e Atitude (AT) com a Utilização (UT) das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas portuguesas. Procura-se também verificar a existência de diferenças nestas relações e nos valores das variáveis consideradas, consoante as estruturas da escola: Órgãos de gestão, Estruturas Intermédias e Docentes. A análise das estruturas escolares é baseada nos modelos organizacionais de Mintzberg. Este estudo teve como universo a totalidade das escolas públicas do contexto nacional do ano letivo 2015/16. O questionário online foi eleito como instrumento de pesquisa. Através deste, procedeu-se à recolha de dados junto de 1691 professores do ensino básico e secundário. Os resultados encontrados permitiram identificar: relações significativas entre a PFU, a PM e a AT com a UT das TIC; a não existência de diferenças significativas nas relações verificadas anteriormente consoante as diferentes estruturas da escola; e a existência de diferenças significativas nas médias dos fatores da PM, AT e UT. Os resultados evidenciaram ainda que o modelo TAM é um modelo adequado para conceptualizar as relações entre a PFU, a PM e a AT com a UT das TIC.
ABSTRACT : The present research aimed to study the use of technologies in the work processes of teachers in school. The study is based on the technology acceptance model (TAM) focus on the non-didactic professional domain and is organized according to the functional areas of school management, information organization, communication and technology utilization. In this way, the study focuses on the analysis of the relationships between the factors ‘Perceived Ease-Of-Use’ (PEOU), ‘Perceived Improvement’ (PI) and ‘Attitude’ (AT) with the actual ‘Use’ (UT) of Information and Communication Technologies (ICT) in Portuguese schools. It is also sought to verify the existence of differences in these relationships and in the values of the considered variables, according to the school structures: Management, Intermediate Structures and Teachers. The analysis of school structures is based on Mintzberg´ Model on Organizational structures. This study is carried out with the totality of the Portuguese public schools of the 2015/16 school year. The online questionnaire is elected as research tool. Through it, data are collected from 1691 elementary and secondary school teachers. The results allowed to identify: significant relations between the PFU, the PI and the AT with the UT of the ICT; the absence of significant differences in the relations previously verified according to the different school´s structures; and the existence of significant differences in the means of PI, AT and UT. The results also showed that the TAM model is an adequate model to conceptualize the relations between the PEOU, the PM and the AT with the UT of the ICT.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação área de especialidade Administração e Liderança em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5767
Designação: Doutoramento em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:OUTRAS - Tese de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TES FERR-L1.pdf3,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.