Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5759
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Margarida Gaspar de-
dc.date.accessioned2017-09-12T14:51:18Z-
dc.date.available2017-09-12T14:51:18Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.citationAnalise Psicológica XV(3), 425-431pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5759-
dc.description.abstractEste trabalho descreve a aplicação de um programa de promoção de competências sociais, a um grupo de 60 jovens, alunos do I.', 2.", 3." ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, sendo 35% de ascendência portuguesa e 65% filhos de imigrantes de países Africanos de expressão Portuguesa, maioritariamente Caboverdianos. Estes jovens frequentam três Escolas do Concelho da Amadora duas do I." ciclo e uma B2+3. Estes jovens, incluidos no projecto ((Aventura social)), frequentaram um programa de promoção de competências de relacionamento interpessoal (Matos 1993, 1994), que incluiu três componentes: I ) comunicação interpessoal verbal e não verbal; 2) resolução de problemas e gestão de conflitos; 3) promoção de competências sociais básicas e da assertividade. Como avaliação pre-pós utilizou-se um sociograma de classificação. De acordo com esta medida os jovens foram significativamente avaliados de maneira mais positiva pelos colegas na pós avaliação. Os jovens com estatuto socio-económico médio obtiveram significativamente melhores resultados sociométricos. «Per si)), 430 a sua ascendência (português ou imigrante) não pareceu determinante na obtenção de bons resultados.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This work aims at describing a Social Skills Promotion program with a group of 60 youngsters, aged between 6 and 13, attending regular schools, 35% with a Portuguese background and 65% with an Portuguese speaking African background (mostly Cap Vert). This program included three main contents (Matos, 1993, 1994): 1) interpersonal communication - verbal and non-verbal; 2) problem solving and conflict management; 3) social skills and assertiveness promotion. A sociogram was used as a pre-post evaluation. According to this evaluation children were rated significantly more positively in post evaluation. Youngsters with average SES, reached higher improvements. Background (Portuguse or African) was not «per si» relevant except when coinciding with a poverty status.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectCompetência socialpt_PT
dc.subjectPromoção de competênciaspt_PT
dc.subjectMulticulturapt_PT
dc.subjectExclusão socialpt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectMulticulturalpt_PT
dc.subjectSocial competencept_PT
dc.subjectPromoting competencept_PT
dc.subjectSocial withdrawalpt_PT
dc.title«Aventura social» na multiculturapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage425pt_PT
degois.publication.issue3pt_PT
degois.publication.lastPage431pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleAnálise Psicológicapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volumeXVpt_PT
Aparece nas colecções:PSOC - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1997_3_425.pdf441,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.