Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5625
Título: A prática do sujeito ou o sujeito da prática? Uma abordagem psicanalítica da formação de professores.
Autor: Vicente, Luisa Branco
Palavras-chave: Método observacional
Psicanálise
Mundo psíquico
Funcionamento mental
Observational method
Psychoanalysis
Psychic world
Mental functioning
Data: 1997
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Análise Psicológica, XV(4), 651-663
Resumo: Apresentamos neste artigo, uma primeira entrevista com uma criança de 9 anos de idade, que mais tarde veio a ser seguida em processo analítico. Pretendemos demonstrar como uma observação «fina» do material apresentado, pode permitir ao psicoterapeuta infantil e/ou analista a criação de um conjunto de hipóteses explicativas, as quais desde que colocadas como ((Conjuncturas Especulativas)) (Bion), poderão servir como guia na persecução do trabalho psicoterapêutico ou mesmo como «Exame Psicológico)) do funcionamento mental.
We present in this article, a first interview with a 9 year old child, that was later followed in analytical process. We pretend to demonstrate how a (dose» observation of the presented material, can allow the child’s psychotherapist and/or analyst, the creation of a whole of explaining hypothesis, wich since appointed as ~SpeculativeC onjectures» (Bion), can serve as a guide in the persecution of the psychotherapeutic work or even as a ((psychological examination)) of the mental functioning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5625
ISSN: 0870-8231
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