Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/560
Título: Por detrás do quadro: A realidade dos maus tratos infantis na perspectiva dos professores do primeiro ciclo
Autor: Gonçalves, Cristina Rosa Ferreira da Costa Vieira
Palavras-chave: Psicologia educacional
Professores
Instrumento
Bullying
Violência
Maus-tratos
Idade escolar
Educational psychology
Teachers
Instruments
Violence
Child abuse
School-age children
Data de Defesa: 2006
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: Os maus tratos infligidos às crianças, apresentam-se como um problema de natureza multidisciplinar, com diversas implicações, as quais trespassam pelos diferentes aspectos que compõe o ser humano, sendo várias as disciplinas e os profissionais, a quem esta temática surge como possivelmente presente no seu dia a dia. Um dos grupos com maior possibilidade de relacionamento com possíveis situações de maus tratos e com competências acrescidas é o composto pelos professores. Este trabalho debruça-se sobre o envolvimento que estes profissionais de educação poderão ter na prevenção, detecção e denúncia de situações de maus tratos infantis. Procura-se explorar os conhecimentos dos professores, situando-se os mesmos ao nível do primeiro ciclo do ensino básico, no que concerne ao domínio dos conteúdos inerentes a esta temática; bem como às formas de actuação face à mesma. Cerca de cinquenta e seis professores responderam ao questionário, encontrando-se divididos entre os que leccionavam havia relativamente pouco tempo (1 a 5 anos) e os com vários anos de docência (mais de 10 anos). Os resultados obtidos parecem revelar consenso quanto à definição de maus tratos por parte destes profissionais e apresentam a consciencialização dos mesmos para a vertente multidimensional do problema, reconhecendo e valorizando este, nas suas diversas tipologias. Contudo, categorias de natureza não expressamente abusivas, ainda que preocupantes, tendem a ser menos referidas, alertando para a necessidade de formação e investimento nesta área.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/560
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM GONC-C1.pdf13,76 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.