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Título: Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática: Que relações?
Autor: Jesus, Tatiana Raquel Augusto de
Monteiro, Vera
Palavras-chave: Comportamentos disruptivos
Desempenho académico
Regulação para a aprendizagem
Data: 2015
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (2-20). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: Este estudo teve como objectivo analisar a relação entre comportamentos disruptivos, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e percepção de clima de sala de aula em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, tendo como interesse particular a disciplina de Matemática. Para tal, participaram 147 alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos. Os instrumentos por nós utilizados foram três escalas com o intuito de analisar estas variáveis no contexto da sala de aula de Matemática, nomeadamente: “Escala de Disrupção Escolar Professada - EDEP”, “Na Sala de Aula de Matemática” e “Porque é que faço as coisas?” A partir dos resultados obtidos neste estudo constata-se que: os alunos que se percepcionam como menos disruptivos apresentam uma regulação para a aprendizagem mais intrínseca, revelam ter uma percepção do clima de sala de aula mais positiva e têm melhor desempenho académico que os seus colegas que se percepcionam como mais disruptivos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5550
ISSN: 978-989-8384-33-1
Aparece nas colecções:PEDU - Actas de reuniões cientificas
CIE - Actas de reuniões cientificas

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