Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5549
Título: O desenvolvimento metacognitivo dos alunos e a perceção do professor do seu envolvimento em atividades de investigação
Autor: Gonçalves, Jorge Osvaldo Dias Santos
Martins, Margarida Alves
Data: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Citação: In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.14-29). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: Pretendeu-se avaliar a relação entre o desenvolvimento metacognitivo dos alunos e o seu envolvimento em atividades de investigação, percecionado pelo professor. Participaram neste estudo 36 alunos do 8º ano, na disciplina de Ciências Físico-químicas, envolvidos em atividades de investigação. Foram utilizados dois instrumentos traduzidos, adaptados e validados para estudantes portugueses nesta faixa etária, o Inventário da Consciência Metacognitiva e o Questionário de Estratégias de Motivação para a Aprendizagem, assim como, solicitada a avaliação por parte do professor do envolvimento dos alunos nas atividades de investigação. Foi encontrada correlação moderada e significativa entre a perceção do professor do envolvimento dos alunos nas atividades de investigação com o desenvolvimento metacognitivo e com a utilização de estratégias cognitivas, assim como, correlação forte e significativa com a autorregulação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5549
Aparece nas colecções:PEDU - Actas de reuniões cientificas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CPE_15_14-29.pdf287,44 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.