Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5548
Título: A presença de estudantes travestis na escola: Discursos e práticas de silenciamento
Autor: Alves, Cláudio Eduardo Resende
Moreira, Maria Ignez Costa
Data: 2012
Editora: ISPA - Instituto Superior
Resumo: Apresentamos um relato reflexivo, numa perspectiva teórica e prática, das investigações de campo realizadas, no ano de 2014, com profissionais de uma escola pública do município de Belo Horizonte/Brasil que possuía uma estudante travesti matriculada. A presença da estudante produziu desestabilidades na estrutura hierárquica e hegemônica educacional calcada em critérios classificatórios que invisibilizam e silenciam a diversidade sexual nos currículos e na própria arquitetura escolar. Dentre os desafios encontrados no cotidiano escolar, destacamos o uso interpessoal do nome (social) – aquele escolhido pelo sujeito, uma vez seu nome civil é incongruente à sua identidade de gênero – e o uso do banheiro da escola por estudantes que não se enquadram no binarismo masculino/feminino, se configurando como importantes analisadores institucionais do universo educacional. Percebemos uma grande lacuna entre as políticas públicas educacionais que funcionam como uma espécie de intervenção psicossocial na escola e prática social cotidiana entre docentes e discentes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5548
Aparece nas colecções:PEDU - Actas de reuniões cientificas

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