Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5547
Título: Indisciplina na escola: exemplo de um projeto integrado e Sustentado de intervenção
Autor: Carvalho, Maria Simões
Data: 2012
Editora: ISPA - Instituto Superior
Citação: In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.104-109). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: As práticas da psicologia escolar parecem cada vez mais marcadas pelas necessidades de referenciação/diagnóstico de crianças com problemas específicos. Diversos estudos demonstram que uma parte significativa do tempo de trabalho dos psicólogos escolares tende a ser dedicada a tarefas de avaliação individual, o que coloca vários constrangimentos e limitações à sua ação. Destaca-se, por um lado, a redução do tempo dedicado à intervenção e, por outro lado, a qualidade da mesma. A insatisfação com os resultados da psicologia escolar não é recente e impõe a adoção de modelos alternativos de avaliação e de intervenção, mais focados nos alunos e nas organizações escolares. No que diz respeito aos problemas de indisciplina e de comportamento, os modelos de Response to Intervention e School-Wide Positive Behavior Support têm vindo a ser identificados como formas de intervenção mais eficazes, menos dispendiosas e com caráter precoce e sistemático. Esta comunicação pretende apresentar um projeto integrado e sustentado de intervenção na indisciplina, implementado num agrupamento de escolas da zona norte, e inspirado nos modelos referidos. Apresenta-se a intervenção desenvolvida, organizada em três níveis (universal, indicada e intensiva) e orientada sobretudo para a promoção de comportamentos positivos, os resultados obtidos e as vantagens, limitações e dificuldades associadas. Finalmente, reflete-se acerca das implicações para a prática do psicólogo escolar, destacando-se a necessidade de adoção de modalidades de avaliação e de intervenção sensíveis, relevantes e eficazes
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5547
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