Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5546
Título: Contributo para a validação da versão reduzida da escala Approaches and study skills inventory for students (assist)
Autor: Pestana, Susana
Peixoto, Francisco José Brito
Pinto, Patrícia Rosado Pinto
Data: 2012
Editora: ISPA - Instituto Superior
Citação: In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 120-131). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: As abordagens ao estudo referem-se ao modo como os estudantes encaram as tarefas de aprendizagem e as estratégias que utilizam para as levar a cabo. Um dos instrumentos habitualmente utilizados na investigação sobre as abordagens ao estudo é o Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST). Esta escala teve a sua origem no Approaches to Studying Inventory (ASI) e inclui subescalas adicionais com vista a integrar a descrição dos processos relativos não só ao estudo, mas também as reações ao ensino. A sua versão mais recente avalia as abordagens à aprendizagem em três dimensões ou escalas distintas: Profunda, Estratégica e Superficial Apática. Neste estudo apresentamos dados relativos às propriedades psicométricas da versão reduzida desta escala (Short Version of the Approaches and Study Skills Inventory for Students – SV-ASSIST) a qual é constituída por 18 itens distribuídos pelas 3 dimensões referidas. Participaram no estudo 186 estudantes de cursos de Licenciatura em Terapia Ocupacional de diferentes instituições. A análise fatorial exploratória resultou numa solução fatorial de 3 fatores: um fator integrando os itens que remetem para estratégias ligadas à Abordagem Profunda e que inclui 5 itens; um segundo fator associado à Abordagem Estratégica (AE) constituído por 4 itens; e um terceiro fator constituído pelos 6 itens que reenviam para a Abordagem Superficial Apática. No que respeita à consistência interna, os valores obtidos revelaram-se aceitáveis.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5546
ISBN: 978-989-8384-15-7
Aparece nas colecções:PEDU - Actas de reuniões cientificas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CPE_15_120-131.pdf208,48 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.