Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5481
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPratas, Maria Helena Guerra-
dc.date.accessioned2017-05-19T11:02:30Z-
dc.date.available2017-05-19T11:02:30Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5481-
dc.description.abstractEsta comunicação analisa alguns normativos, que apontam para um sistema educativo que deve favorecer “o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos indivíduos”e “contribuir para a realização do educando, através do pleno desenvolvimento da personalidade, da formação do carácter e da cidadania, preparando-o para uma reflexão consciente sobre os valores espirituais, estéticos, morais e cívicos” (LBSE, art. 2º e alínea b do art. 3º). Também o Relatório da Unesco sobre a Educação para o século XXI, aponta 4 pilares da Educação, entendida como uma tarefa global a realizar ao longo da vida. Estes pilares são, como é sabido: “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser” (Delors, 1996: 77). Embora a legislação e as orientações educativas tenham como objectivo o desenvolvimento integral da pessoa e uma educação de qualidade, - independentemente do contexto - na realidade, como salienta Fernandez (2001) – apesar das boas intenções, enunciadas nos projectos educativos - é duvidoso que esse objectivo corresponda a um plano homogéneo, bem estruturado, por parte da grande maioria das escolas. Reflecte-se criticamente sobre os objectivos enunciados, salientando lacunas evidentes: uma formação intelectual fragmentária, a educação da vontade frequentemente ignorada (Marina e Pujals, 1988), a educação ética quase ausente, a educação da afectividade e da liberdade deixadas à deriva.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectQualidade na educaçãopt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pleno e harmonioso da personalidadept_PT
dc.titleDesenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade: Utopia ou educação de qualidade?pt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage766pt_PT
degois.publication.lastPage778pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleActas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da práticapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:PEDU - Actas de reuniões cientificas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CPE_12_766-778.pdf219,05 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.