Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5480
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Maria de Lurdes-
dc.contributor.authorFavinha, Marília-
dc.date.accessioned2017-05-19T10:55:44Z-
dc.date.available2017-05-19T10:55:44Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (754-765). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5480-
dc.description.abstractA relação entre o professor/educador e os seus alunos constitui um dos fatores fundamentais do processo de ensino/aprendizagem. Se os processos cognitivos, didáticos e metodológicos são determinantes em qualquer situação educativa, e longamente estudados, procurando-se compreender quais as melhores abordagens, quais as estratégias e metodologias que poderão gerar melhores sucessos académicos, a relação que o professor estabelece com a sua turma e cada um dos seus alunos não é menos importante. Com esta comunicação pretendemos apresentar alguns estudos que têm verificado a importância da relação professor-aluno nos primeiros anos de escola, e que mostram que a criança se torna mais segura nas suas relações com os adultos e colegas, mais recetiva e motivada para a aprendizagem, com um melhor comportamento e uma melhor realização académica. Isto é verdade para os primeiros anos e para os anos seguintes, tanto no 1º ciclo onde as crianças podem estabelecer uma relação próxima com o professor, como nos ciclos seguintes onde o fato de ter vários professores não diminui a importância do estabelecimento de relações positivas com cada um, mas ainda torna mais importante, já que tem que gerir várias relações, associadas a diferentes áreas curriculares, diferentes personalidades, num período difícil de desenvolvimento emocional, a pré-adolescência e a adolescência.Para além da sustentação teórica iremos também fazer o relato da nossa experiência de largos anos enquanto orientadoras de estágios na Universidade de Évora.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações positivas professor/alunopt_PT
dc.subjectSucesso académicopt_PT
dc.titleDesenvolver relações positivas com os alunos: o caminho para a cooperação e o sucesso académicopt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage754pt_PT
degois.publication.lastPage765pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleActas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da práticapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:PEDU - Actas de reuniões cientificas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CPE_12_754-765.pdf186,61 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.