Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5480
Título: Desenvolver relações positivas com os alunos: o caminho para a cooperação e o sucesso académico
Autor: Moreira, Maria de Lurdes
Favinha, Marília
Palavras-chave: Relações positivas professor/aluno
Sucesso académico
Data: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Citação: In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (754-765). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: A relação entre o professor/educador e os seus alunos constitui um dos fatores fundamentais do processo de ensino/aprendizagem. Se os processos cognitivos, didáticos e metodológicos são determinantes em qualquer situação educativa, e longamente estudados, procurando-se compreender quais as melhores abordagens, quais as estratégias e metodologias que poderão gerar melhores sucessos académicos, a relação que o professor estabelece com a sua turma e cada um dos seus alunos não é menos importante. Com esta comunicação pretendemos apresentar alguns estudos que têm verificado a importância da relação professor-aluno nos primeiros anos de escola, e que mostram que a criança se torna mais segura nas suas relações com os adultos e colegas, mais recetiva e motivada para a aprendizagem, com um melhor comportamento e uma melhor realização académica. Isto é verdade para os primeiros anos e para os anos seguintes, tanto no 1º ciclo onde as crianças podem estabelecer uma relação próxima com o professor, como nos ciclos seguintes onde o fato de ter vários professores não diminui a importância do estabelecimento de relações positivas com cada um, mas ainda torna mais importante, já que tem que gerir várias relações, associadas a diferentes áreas curriculares, diferentes personalidades, num período difícil de desenvolvimento emocional, a pré-adolescência e a adolescência.Para além da sustentação teórica iremos também fazer o relato da nossa experiência de largos anos enquanto orientadoras de estágios na Universidade de Évora.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5480
ISBN: 978-989-8384-15-7
Aparece nas colecções:PEDU - Actas de reuniões cientificas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CPE_12_754-765.pdf186,61 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.