Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5410
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVeiga, Feliciano-
dc.contributor.authorFernandes, Ana-
dc.date.accessioned2017-04-21T11:51:51Z-
dc.date.available2017-04-21T11:51:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.506-544). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5410-
dc.description.abstractNeste estudo, procedeu-se à adaptação portuguesa de uma escala de comportamentos de autoregulação em crianças do jardim-de-infância, a “Teacher ratings of behavioral self-regulation in preschool children”, de Olson e Kashiwagi (2000). Educadoras de infância, num total de vinte e duas, com idades compreendidas entre os 24 e os 54 anos, classificaram 557 crianças, com idades entre os 3 os 7 anos de idade, do género masculino (269) e feminino (288). A escala foi submetida a uma análise de componentes principais com rotação varimax, tendo sido identificadas duas dimensões, conforme o estudo original (self-inhibition e self-assertion). A escala apresentou bons índices de consistência interna. No estudo da validade externa, os factores da escala apareceram relacionados, no sentido esperado, com variáveis específicas - comportamentos de implicação entre pares, género e idade das crianças. Os resultados sugerem que a versão agora adaptada apresenta boas qualidades psicométricas que a tornam útil na investigação em psicologia e em educação. Palavras-chave:;;.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAutorregulação em criançaspt_PT
dc.subjectAvaliação psicométricapt_PT
dc.subjectRepresentações das educadoras de infânciapt_PT
dc.titleAutorregulação em crianças do jardim-de-infância: Adaptação da escala Teacher Ratings of Behavioral Self-Regulationpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage536pt_PT
degois.publication.lastPage544pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleActas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da práticapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:PEDU - Actas de reuniões cientificas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CPE_12_536-544.pdf256,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.