Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5408
Título: Aquisição prosódica entre os 4 e os 18 anos de idade
Autor: Filipe, Marisa
Vicente, Selene
Data: 2012
Editora: ISPA – Instituto Universitário
Citação: In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.444-458). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: A prosódia, associada aos aspetos suprasegmentais da fala responsáveis pela produção da melodia do discurso e pela segmentação do fluxo da fala em unidades portadoras de sentido, constitui uma fonte de modulação e transmissão de significado crucial para a produção e compreensão de intenções comunicativas. No presente estudo, acompanhamos a trajetória de aquisição da prosódia em falantes monolingues do Português Europeu no período entre os 4 e os 18 anos de idade. Avaliaram-se 42 participantes com a versão Portuguesa do Profiling Elements of Prosodic Systems- Communication (PEPS-C), um instrumento de avaliação da prosódia recetiva e expressiva em torno de 4 dimensões fundamentais: segmentação, foco, interação e afeto. Traçamos um perfil desenvolvimental, identificando o período entre os 6 e os 9 anos
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5408
ISBN: 978-989-8384-15-7
Aparece nas colecções:PEDU - Actas de reuniões cientificas

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