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Título: Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito
Outros títulos: Validation of the self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA) and analysis of structural organization of self-concept
Autor: Peixoto, Francisco José Brito
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Monteiro, Vera
Sanches, Ana Cristina Pires
Ribeiro, Rui Bártolo
Pipa, Joana
Palavras-chave: Escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA)
Autoconceito
Autoestima
Psicometría
Pré-adolescentes
Self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA)
Self-concept
Self-esteem
Psychometrics
Pre-adolescents
Data: 2017
Editora: AIDEP
Citação: Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion e Avaliacao Psicologica, 1 (43), 71-87. Doi: 10.21865/RIDEP43_71
Resumo: Este estudo teve como objetivo a análise das propriedades psicométricas de uma escala de autoconceito e autoestima e da estrutura organizativa do autoconceito em pré-adolescentes. Participaram 774 estudantes Portugueses do 5º e 6º anos de escolaridade, que responderam a uma escala que avalia sete dimensões específicas do autoconceito (competência escolar, competência atlética, aceitação social, aparência física, competência a língua materna, competência a matemática, comportamento) e a autoestima. As análises fatoriais confirmatórias demonstraram a multidimensionalidade do autoconceito sendo o modelo bi-fatorial com dois fatores globais (autoconceito académico e não académico) aquele que apresentou um melhor ajustamento aos dados. Este modelo tem a vantagem de integrar características estruturais do autoconceito que em estudos anteriores foram consideradas incompatíveis.
The main goal of this research was the analysis of the psychometric proprieties of a self-concept and selfesteem scale and the study of the self-concept organizational structure in pre-adolescents. Participants were 774 Portuguese students attending 5th and 6th grades. The scale used assesses seven specific dimensions of self-concept (school competence, athletic competence, social acceptance, physical appearance, native language competence, mathematics competence, behavior), as well as self-esteem. Confirmatory factor analyses supported the multidimensionality of self-concept, and a bi-factor model with two global factors (academic self-concept and non-academic self-concept) was the one that presented a better fit. This model enables to integrate structural characteristics of self-concept that seemed to be incompatible in previous research.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5369
DOI: 10.21865/RIDEP43_71
ISSN: 1135-3848
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