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Título: Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar
Outros títulos: Invented spelling and reading acquisition in pre-school-age children
Autor: Martins, Margarida Alves
Albuquerque, Ana
Salvador, Liliana Ferreira dos Santos
Silva, Ana Cristina
Palavras-chave: Programa de escrita
Leitura
Educação infantil
Spelling programme
Reading
Pre-school
Data: 2015
Editora: Universidade de Brasília
Citação: Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31, 137-144. Doi: 10.1590/0102-37722015021639137144
Resumo: Vários investigadores mostraram que actividades de escrita inventada com crianças em idade pré-escolar contribuem para a aquisição da literacia, tendo um impacto positivo na evolução da sua escrita e consciência fonológica. O nosso objectivo foi avaliar o impacto de um programa de escrita inventada na aquisição da leitura. Participaram 60 crianças Portuguesas de 5 anos que não sabiam ler nem escrever. Foram aleatoriamente divididas em dois grupos, experimental e controlo, equivalentes quanto às letras conhecidas, consciência fonológica e inteligência. O grupo experimental participou num programa de escrita inventada e o grupo de controlo num programa de leitura de histórias. A leitura de palavras foi avaliada num pré-teste, pós-teste e pós-teste postergado. O grupo experimental teve resultados superiores nos dois pós-testes.
Several researchers have shown that invented spelling activities with pre-school-age children contribute to literacy acquisition, having a positive impact on the evolution of children's writing and phonological awareness. Our aim was to assess the impact of an invented spelling programme on reading acquisition. The participants were 60 Portuguese 5-year-old children who were not able to read or write. Children were randomly divided in two groups, experimental and control, equivalent in terms of knowledge of letters, phonological abilities and intelligence. The experimental group participated in an invented spelling programme and the control group in a story reading programme. Children's word reading was evaluated in a pre-test, a post-test and a differed post-test. Experimental group had better results in both post-tests.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5178
DOI: 10.1590/0102-37722015021639137144
ISSN: 0102-3772
Versão do Editor: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000200137&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
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