Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5073
Título: Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica
Outros títulos: Information literacy: From digital identity to scientific visibility
Autor: Alonso-Arévalo, Júlio
Lopes, Carlos Alberto
Antunes, Maria da Luz
Palavras-chave: Literacia da informação
Comunicação científica
Investigadores
Métricas alternativas
Identidade digital
Bibliotecários integrados
Redes sociais
Competências informacionais
Acesso aberto
Information literacy
Scientific communication
Researchers
Altmetrics
Digital identity
Embedded librarians
Social networks
Information skills
Open access
Data: 2016
Editora: Edições ISPA
Citação: Alonso-Arévalo, J., Lopes, C., & Antunes, M. L. (2016). Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica. In C. Lopes, T. Sanches, I. Andrade, M. L. Antunes, & J. Alonso-Arévalo (Eds.), Literacia da informação em contexto universitário (pp. 109-152). Lisboa: Edições ISPA [ebook].
Resumo: As novas possibilidades de comunicação também oferecem novas oportunidades para a formação, análise e avaliação da investigação. Cientistas e investigadores usam com frequência as aplicações baseadas na web em investigação. Praticamente em todas as áreas de investigação, as ferramentas digitais converteram-se em indispensáveis; o aparecimento de novos paradigmas como o acesso aberto, as métricas alternativas e as redes sociais são um importante exemplo de como estas mudanças afetaram a forma como os estudiosos pensam no futuro das publicações académicas. Estes acontecimentos criaram novas possibilidades e novos desafios na avaliação da qualidade da investigação, ao nível dos investigadores individuais e do desenvolvimento profissional. É a este nível que a biblioteca desempenha um papel indispensável na formação de competências e habilidades informativas que se repercutirá na valorização social do profissional, na sua satisfação profissional e, em última instância, na qualidade da própria instituição. Destacam-se os aspetos mais relevantes nos novos paradigmas de comunicação e difusão científica e, a esse respeito, recomendam-se as ações mais adequadas.
New possibilities of communication offer new opportunities for training, analysis and research evaluation. Scientists and researchers often use the web-based applications in research. Virtually all areas of research, digital tools have become indispensable; the emergence of new paradigms such as open access, alternative metrics and social networks are an important example of how these changes affected the scholars thinking of the academic publications future. These developments have created new possibilities and new challenges for the evaluation of quality research at the level of the individual researchers and professional development. At this level the library plays an indispensable role in competencies training and informational skills that have repercussions on social value of the professional, on their job satisfaction and, ultimately, on the quality of the institution. This paper highlights the most relevant aspects in the new communication paradigms and scientific dissemination. Most appropriate actions are recommended. Keywords: Information literacy;
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5073
ISBN: 978-989-8384-44-7
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