Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/5071
Título: O curso de literacia da informação da NOVA Escola Doutoral: The road to information literacy
Outros títulos: The information literacy course at NOVA Doctoral School: The road to information literacy
Autor: Andrade, Isabel
Palavras-chave: Literacia da informação
Competências transversais
Sucesso académico
NOVA Escola Doutoral
Portugal
Information literacy
Transversal skills
Academic achievement
NOVA Doctoral School
Data: 2016
Editora: Edições ISPA
Citação: Andrade, I. (2016). O curso de literacia da informação da NOVA Escola Doutoral: The road to information literacy. In C. Lopes, T. Sanches, I. Andrade, M. L. Antunes, & J. Alonso-Arévalo (Eds.), Literacia da informação em contexto universitário (pp. 59-85). Lisboa: Edições ISPA [ebook].
Resumo: Descrevem-se as diversas fases do “Projeto para uma Estratégia de Literacia Informacional na NOVA” com vista à implementação de uma estratégia transversal de literacia da informação que abrangesse todas as Unidades Orgânicas da NOVA e o modo como a sua orientação de topo, dinâmica, metodologia e objetivos conduziram, posteriormente, à inclusão de um curso de Literacia Informacional no programa da NOVA Escola Doutoral. Realçando que a implementação do curso de Literacia Informacional nesse projeto passou a constituir um dos poucos exemplos de oferta formativa e de efetiva concretização de um projeto de intervenção curricular e pedagógica ao nível da literacia da informação no ensino superior em Portugal, promovendo a colaboração entre colegas e indo ao encontro de uma transferência de saberes e de uma partilha de competências abertas à colaboração de doutorandos e orientadores, enunciamse os objetivos do curso de Literacia Informacional e de cada módulo que o constitui e os resultados esperados ao nível do ensino e da aprendizagem. Conclui-se que a diversificação dos percursos formativos em contexto universitário, em estreita convergência com outras aprendizagens ao nível sociocultural, confere aos bibliotecários a responsabilidade de desempenhar um papel ativo no ensino e na promoção e consolidação das competências transversais dos estudantes, contribuindo a literacia da informação para o sucesso académico também ao nível do ensino superior.
This describes the various phases of the Project for an Information Literacy Strategy at NOVA working towards the implementation of a transversal strategy of information literacy that encompasses all the Organic Units of UNL. Specifically, it describes the leadership, dynamics, methodology, and objectives that lead to the Information Literacy course of the Doctoral School at NOVA. The implementation of the IL course has become one of the few examples of a 84 training provision and effective curricular intervention of Information Literacy in higher education in Portugal predicated on the commitment between colleagues through knowledge and skills sharing along with a strong collaboration with doctoral students and their advisors. The objectives of the course and of each module alongside its evaluation are also described. We conclude that because of the diverse academic backgrounds of students from various socio-cultural settings, librarians have a responsibility to play an active role in the promotion and consolidation of these transversal competencies for students and that information literacy plays a key role in academic success.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/5071
ISSN: 978-989-8384-44-7
Aparece nas colecções:OUTRAS - Capítulo de Livro

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LICU, 2016,59-85.pdf432,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.