Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Percepções de justiça e condutas de desvio na adolescência

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM FEIJ-J1.pdf7.1 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Para a realização deste trabalho, partimos do pressuposto, já assumido por outros investigadores de que a escola desempenha um papel indelével no processo de socialização dos indivíduos. Consideramos, pois, que a qualidade das experiências vividas, em contexto escolar, são determinantes no desenvolvimento e no ajustamento do indivíduo às exigências da sociedade, pelo que a figura do professor assume lugar de destaque, uma vez que representa a autoridade formal com a qual os alunos interagem com maior frequência. Assim, sabendo-se que, na área das organizações empresariais, a relação entre os indivíduos e a autoridade formal é condicionada pelas percepções acerca dos comportamentos de (in)justiça e que esta determina o tipo de comportamento adoptado, decidimos verificar se o mesmo ocorre em contexto escolar. A elaboração deste trabalho tem em conta os pressupostos teóricos desenvolvidos no âmbito da Psicologia Social, nomeadamente no que se refere à percepções de justiça, e em particular à teoria do Modelo do Valor do Grupo. Considera-se, pois, que o modo como os alunos percepcionam os comportamentos de justiça dos seus professores poderá ter implicações na adopção de comportamentos de desvio. Na realização deste estudo definimos os seguintes objectivos: a) explorar empiricamente o universo conceptual dos juízos de justiça e verificar a sua variação em função do sexo, ano de escolaridade, resultados escolares e projecto escolar; b) aprofundar e alargar o conhecimento sobre a percepção dos alunos acerca da adopção de comportamentos de desvio, bem como a variação dessa percepção em função das variáveis sexo, ano de escolaridade, resultados escolares e projecto escolar; c) perceber a relação entre as percepções dos comportamentos de justiça dos professores e a adopção de Percepções de Justiça e Condutas de Desvio na Adolescência 5 comportamentos de desvio e conhecer, ainda, o efeito moderador das variáveis sexo, ano de escolaridade, resultados escolares e projecto escolar, nessa relação. O presente estudo inscreve-se num projecto mais lato de investigação, coordenado por Carita e Gouveia-Pereira, no âmbito da UIPCDE do ISPA. Por isso, o número de participantes do nosso estudo – 305 – faz parte de uma amostra mais alargada, constituída por 702 alunos dos 8º e 11º anos de escolaridade, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade. Na recolha de dados utilizaram-se dois instrumentos: um questionário sobre as percepções dos comportamentos de justiça dos professores (Gouveia-Pereira, 2004) e um questionário sobre a percepção acerca da adopção de comportamentos de desvio, desenvolvido no âmbito daquele projecto de investigação. Após o tratamento dos dados, os resultados obtidos permitem-nos concluir que, por um lado, em termos gerais, os alunos fazem uma avaliação positiva do exercício da justiça dos seus professores; por outro, consideram não adoptar comportamentos de desvio, com frequência. Os resultados obtidos permitem-nos, ainda, constatar a existência de uma relação, estatisticamente significativa, entre as percepções dos comportamentos de justiça dos professores e a percepção acerca da adopção de comportamentos desviantes. Confirmase, neste trabalho, a hipótese de que, em contexto escolar, as percepções de justiça influem no comportamento dos indivíduos, no que se refere à prática de actos de desvio. No entanto, constata-se que as variáveis de contexto escolar – ano de escolaridade, resultados escolares – não exercem o efeito esperado na relação entre as dimensões de justiça e as dimensões de desvio. Já as variáveis género e projecto escolar exercem, como esperávamos, um efeito moderador, ainda que parcial, entre as percepções dos comportamentos de justiça dos professores e a percepção acerca da adopção de comportamentos desviantes.

Description

Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional

Keywords

Psicologia educacional Justiça Adolescência Escola Desenvolvimento Desenvolvimento moral Percepção Educational psychology Justice Adolescence Schools Development Moral development Perception

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License