Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.1 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Para a realização deste trabalho, partimos do pressuposto, já assumido por outros
investigadores de que a escola desempenha um papel indelével no processo de
socialização dos indivíduos. Consideramos, pois, que a qualidade das experiências
vividas, em contexto escolar, são determinantes no desenvolvimento e no ajustamento
do indivíduo às exigências da sociedade, pelo que a figura do professor assume lugar de
destaque, uma vez que representa a autoridade formal com a qual os alunos interagem
com maior frequência.
Assim, sabendo-se que, na área das organizações empresariais, a relação entre os
indivíduos e a autoridade formal é condicionada pelas percepções acerca dos
comportamentos de (in)justiça e que esta determina o tipo de comportamento adoptado,
decidimos verificar se o mesmo ocorre em contexto escolar.
A elaboração deste trabalho tem em conta os pressupostos teóricos desenvolvidos no
âmbito da Psicologia Social, nomeadamente no que se refere à percepções de justiça, e
em particular à teoria do Modelo do Valor do Grupo. Considera-se, pois, que o modo
como os alunos percepcionam os comportamentos de justiça dos seus professores
poderá ter implicações na adopção de comportamentos de desvio.
Na realização deste estudo definimos os seguintes objectivos: a) explorar empiricamente
o universo conceptual dos juízos de justiça e verificar a sua variação em função do sexo,
ano de escolaridade, resultados escolares e projecto escolar; b) aprofundar e alargar o
conhecimento sobre a percepção dos alunos acerca da adopção de comportamentos de
desvio, bem como a variação dessa percepção em função das variáveis sexo, ano de
escolaridade, resultados escolares e projecto escolar; c) perceber a relação entre as
percepções dos comportamentos de justiça dos professores e a adopção de
Percepções de Justiça e Condutas de Desvio na Adolescência 5
comportamentos de desvio e conhecer, ainda, o efeito moderador das variáveis sexo,
ano de escolaridade, resultados escolares e projecto escolar, nessa relação.
O presente estudo inscreve-se num projecto mais lato de investigação, coordenado por
Carita e Gouveia-Pereira, no âmbito da UIPCDE do ISPA. Por isso, o número de
participantes do nosso estudo – 305 – faz parte de uma amostra mais alargada,
constituída por 702 alunos dos 8º e 11º anos de escolaridade, com idades compreendidas
entre os 12 e os 19 anos de idade.
Na recolha de dados utilizaram-se dois instrumentos: um questionário sobre as
percepções dos comportamentos de justiça dos professores (Gouveia-Pereira, 2004) e
um questionário sobre a percepção acerca da adopção de comportamentos de desvio,
desenvolvido no âmbito daquele projecto de investigação.
Após o tratamento dos dados, os resultados obtidos permitem-nos concluir que, por um
lado, em termos gerais, os alunos fazem uma avaliação positiva do exercício da justiça
dos seus professores; por outro, consideram não adoptar comportamentos de desvio,
com frequência.
Os resultados obtidos permitem-nos, ainda, constatar a existência de uma relação,
estatisticamente significativa, entre as percepções dos comportamentos de justiça dos
professores e a percepção acerca da adopção de comportamentos desviantes. Confirmase,
neste trabalho, a hipótese de que, em contexto escolar, as percepções de justiça
influem no comportamento dos indivíduos, no que se refere à prática de actos de desvio.
No entanto, constata-se que as variáveis de contexto escolar – ano de escolaridade,
resultados escolares – não exercem o efeito esperado na relação entre as dimensões de
justiça e as dimensões de desvio. Já as variáveis género e projecto escolar exercem,
como esperávamos, um efeito moderador, ainda que parcial, entre as percepções dos
comportamentos de justiça dos professores e a percepção acerca da adopção de
comportamentos desviantes.
Description
Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Justiça Adolescência Escola Desenvolvimento Desenvolvimento moral Percepção Educational psychology Justice Adolescence Schools Development Moral development Perception
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada