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Abstract(s)
Esta dissertação de mestrado aborda o tema da educação para o optimismo no Ensino Superior. A primeira parte deste trabalho consiste num enquadramento teórico do tema, que se inicia com uma breve perspectiva histórica sobre a Psicologia Positiva, seguindo-se uma abordagem aos conceitos de optimismo e pessimismo, fazendo-se ainda uma breve referência à origem do optimismo e do pessimismo e ao bem-estar subjectivo. Por fim faz-se a ligação destes conceitos à educação, principalmente no Ensino Superior, e termina-se com uma revisão sobre os instrumentos existentes para avaliar o optimismo e o pessimismo.
A segunda parte deste trabalho é composta por dois estudos efectuados a alunos dos cursos de Educação de Infância e de Professores do Ensino Básico do 1o ciclo de uma Escola Superior de Educação. No primeiro estudo, que teve como objectivo principal verificar as diferenças e semelhanças apresentadas pelos alunos ao nível do grau de optimismo/pessimismo entre os 4 anos de cada um dos dois cursos, foi aplicada a escala ELOT - versão adaptada para a população portuguesa, em dois momentos distintos, no início e no final de cada ano, de cada curso. No segundo estudo, que teve como objectivo relacionar o factor pessoal de optimismo/pessimismo dos alunos com o contexto e compreender quais os factores que poderão promover o desenvolvimento do optimismo na formação dos jovens profissionais de educação, foram entrevistados os cinco alunos mais optimistas e os cinco alunos mais pessimistas de cada ano, de cada curso, em dois momentos distintos, no início e no final do ano lectivo, tendo sido efectuada uma análise de conteúdo destas entrevistas.
Pode-se concluir que em relação ao primeiro estudo o padrão dos níveis de optimismo e pessimismo, embora se tenha mantido constante durante as duas aplicações, não foi igual nos dois cursos. O curso de Educação de Infância apresentou uma quebra em relação aos níveis de optimismo a partir do 2o ano, ao contrário do curso de Professores do Ensino Básico do 1o ciclo, que apresentou valores semelhantes entre os 4 anos do curso.
Em relação ao segundo estudo concluiu-se que os alunos dos dois cursos valorizam e estão abertos às questões relacionais e afectivas na relação pedagógica, o que nos abre portas para repensarmos a formação inicial de forma a podermos caminhar para uma educação para o optimismo.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Ensino superior Optimismo Professores Educational psychology Hight education Optimism Teachers
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada